Paisagem Modelo, também conhecida como Floresta ou Bosque Modelo, é uma plataforma de governança baseada em processos sociais, inclusivos e participativos, que buscam alcançar as metas do desenvolvimento sustentável (ODS) e resolver conflitos socioambientais.
A Paisagem Modelo Pantanal possui 76.000 hectares e está localizada na borda oeste do bioma, abrangendo os municípios de Corumbá e Ladário (MS). Seis princípios gerais guiam a gestão para alinhar questões sociais, ambientais e econômicas dos grupos envolvidos.
- Associação: um fórum neutro que acolhe a participação voluntária de representantes interessados e busca a participação voluntária de diversos setores, como público, privado e voluntário, organizações comunitárias, instituições acadêmicas e de pesquisa.
- Paisagem: a Paisagem Modelo é uma área biofísica de grande escala que representa todo o espectro de valores florestais, incluindo interesses sociais, culturais, econômicos e ambientais.
- Compromisso com a sustentabilidade: os interessados estão comprometidos com a conservação e gestão sustentável dos recursos naturais e da paisagem florestal. Paisagens Modelo devem promover a diversificação econômica e o crescimento voltado para o desenvolvimento de meios de subsistência sustentáveis.
- Governança: o processo de gestão da Paisagem Modelo é representativo, participativo, transparente e responsável. A Paisagem Modelo é um fórum para explorar opções para lidar com conflitos sobre o manejo de recursos naturais. As ações da Paisagem Modelo são regidas por princípios de confiança, transparência, tomada de decisão colaborativa e respeito aos diversos interesses e valores.
- Programa de atividades: as atividades desenvolvidas por uma Paisagem Modelo refletem sua visão e as necessidades de gestão, valores e desafios dos envolvidos. É necessário um plano estratégico, com um programa de atividades que reflita as necessidades, valores e problemas dos grupos presentes na região.
- Compartilhamento de conhecimento: as Paisagens Modelo capacitam as partes interessadas a participar do manejo sustentável dos recursos naturais e a colaborar e compartilhar resultados e lições aprendidas por meio do trabalho em rede.