/

Pantanal: imagens mostram Forte Coimbra, base do Exército Brasileiro, na fronteira com Bolívia, coberto pela fumaça e o rio Paraguai com pouca água

1 min de leitura

Forte Coimbra é uma base do Exército Brasileiro, localizada a jusante de Corumbá (MS), município do qual faz parte. Localizado às margens do rio Paraguai, nas proximidades da fronteira com a Bolívia. Hoje de manhã a régua da Marinha do Brasil que mede o nível do rio Paraguai marcava -1,86 metros, número negativo para navegação, o que se detecta nas imagens.

Para se ter ideia da gravidade da situação atual da seca no Pantanal, basta comparar com outro ano crítico, o de 2020. Neste ano, no dia 7 de outubro, a régua tinha marca negativa: -1,17 metros.

Compare abaixo os anos de 2024 e 2017 no mesmo local em Forte Coimbra:

Imagens feitas dia 07/10/2024 mostram densa fumaça no ar e rio Paraguai com um volume de água muito baixo, a régua no dia mostrava -1,90 metros.

Imagens feitas na mesma época em 2017 mostram um cenário completamente diferente: céu azul com nuvens no céu e maior volume de água no rio Paraguai.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Lula não listou hidrovias. Em um evento na via Dutra, no Rio de Janeiro, Lula respondeu a um questionamento sobre falta de ferrovias no Brasil, afirmando que “O Brasil não precisa apenas de rodovias. Precisa de ferrovias. E precisa recuperar a sua cabotagem. Porque a gente precisa de transporte marítimo, rodoviário e ferroviário. É esta combinação intermodal que vai permitir que o nosso país dê um salto de qualidade”. No caso da Hidrovia Paraguai Paraná pretendida pela ANTAQ – dragagens e derrocagens – seria um bom sinal? Com as chuvas e recuperação do nível do rio Paraguai a Hidrovia voltou a operar em seu ritmo normal, o que é muito positivo.