//

Pantanal. Milhares de hectares salvos do fogo com prevenção, investimento e ação articulada

2 minutos de leitura
Paisagem Modelo Pantanal abrange os municípios de Corumbá e Ladário, na borda oeste do Pantanal de Mato Grosso do Sul.

Em novembro de 2023, a Ecoa fez os primeiros alertas para o risco de grandes incêndios florestais no Pantanal em 2024.

Desde então, o trabalho de prevenção ganhou força. Na Paisagem Modelo Pantanal, área prioritária para a conservação do bioma, mobilizamos atores sociais de todo o território para planejar e agir de forma integrada. O impacto foi significativo: mais de 76.000 hectares (área total da Paisagem) protegidos contra as chamas.

Nesse processo, a mobilização das Brigadas Comunitárias, Ibama/Prevfogo e Corpo de Bombeiros foi um dos pontos fundamentais. Em julho deste ano, a Brigada Comunitária do Assentamento Rural São Gabriel, em Corumbá (MS), entrou no combate direto ao fogo após identificarem focos que surgiram às margens da rodovia BR-262, impedindo que se tornasse um incêndio.

Na Área de Proteção Ambiental (APA) Baía Negra, outra área dentro da Paisagem, um conjunto de medidas e ações protegeram a Unidade de Conservação contra o fogo em 2024.

A Paisagem Modelo Pantanal é um modelo de governança participativa para a preservação do bioma, unindo esforços para enfrentar desafios e alcançar o desenvolvimento sustentável.

Em março de 2024, no âmbito do projeto Restauracción, realizamos o curso SCI-200 em parceria com o Ibama. Esse treinamento reuniu representantes do Corpo de Bombeiros dos três estados do Centro-Oeste, Prevfogo/Ibama,ICMBio, fazendeiros, assentados, brigadistas, outras organizações não governamentais e instituições da Bolívia e Colômbia, fortalecendo a rede de prevenção e resposta a incêndios.

Parte dessa mobilização foi registrada no episódio 2 do Minidocumentário sobre a segunda fase do projeto.

Assista aqui:

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog