/

Pantanal: nível do rio Paraguai acima da média

2 minutos de leitura
rio Paraguai
Rio Paraguai (Foto: Arquivo Ecoa)

Rio Paraguai é o principal responsável pelas inundação da maior planície alagável do mundo: o Pantanal.

  • Nível do rio Paraguai ultrapassa média dos últimos cinco anos em toda sua extensão
  • Informação é proveniente de gráficos fornecidos pela Marinha do Brasil
  • Grande parte da planície está inundada após três anos de seca
  • A Ecoa acompanha a altura dos rios para traçar cenários sobre o Pantanal

 

Gráficos da Marinha do Brasil mostram que o nível do rio Paraguai, principal responsável pelas cheias no Pantanal, ultrapassa a média dos últimos 5 anos em toda sua extensão – de Cáceres(MT) a Porto Murtinho (MS).

Leia também: Bacia do Alto Rio Paraguai

A Ecoa analisa constantemente a altura dos rios em varias regiões para traçar cenários do Pantanal e seus efeitos sobre a biodiversidade, as comunidades e a economia.

Leia também: Rio dos Pantanal – sub-bacias hidrográficas da Bacia do Alto Paraguai

Grande parte da planície está inundada após três anos de seca. Desde o começo do ano, rios importantes tiveram grande volume de chuva em suas bacias fazendo com a planície recebesse muita água.

A linha pontilhada indica a média da altura do rio nos últimos 5 anos. A amarela o que aconteceu em 2022 e a verde a situação atual, 2023. A ordem, do norte para o sul, é Cáceres, Bela Vista do Norte, Ladário, Forte Coimbra e Porto Murtinho. 

Confira os gráficos abaixo:

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são entregues às brigadas comunitárias do Trevo Carandazal e Bandeira, em Miranda (MS). A entrega dos EPIs marca a concretização de todo um processo conduzido pela especialista da Ecoa, Fernanda Cano, responsável pela mobilização comunitária, levantamento de brigadistas ativos/as, aquisição e organização logística dos equipamentos, além da articulação local para viabilizar a formação. A iniciativa integra o projeto Fortalecendo Brigadas Comunitárias Voluntárias e Ações de Manejo Integrado do Fogo, apoiado pelo Fundo Casa Socioambiental em parceria com o Juntos pelo Pantanal, projeto do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), com apoio do GEF Terrestre, por meio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). A Prefeitura de Miranda também colabora com a ação, que conta com a parceria técnica do Prevfogo/Ibama.

VEJA MAIS: Brigada é criada em área estratégica para prevenção de incêndios em Miranda (MS)