/

Pantanal: nível do rio Paraguai acima da média

2 minutos de leitura
rio Paraguai
Rio Paraguai (Foto: Arquivo Ecoa)

Rio Paraguai é o principal responsável pelas inundação da maior planície alagável do mundo: o Pantanal.

  • Nível do rio Paraguai ultrapassa média dos últimos cinco anos em toda sua extensão
  • Informação é proveniente de gráficos fornecidos pela Marinha do Brasil
  • Grande parte da planície está inundada após três anos de seca
  • A Ecoa acompanha a altura dos rios para traçar cenários sobre o Pantanal

 

Gráficos da Marinha do Brasil mostram que o nível do rio Paraguai, principal responsável pelas cheias no Pantanal, ultrapassa a média dos últimos 5 anos em toda sua extensão – de Cáceres(MT) a Porto Murtinho (MS).

Leia também: Bacia do Alto Rio Paraguai

A Ecoa analisa constantemente a altura dos rios em varias regiões para traçar cenários do Pantanal e seus efeitos sobre a biodiversidade, as comunidades e a economia.

Leia também: Rio dos Pantanal – sub-bacias hidrográficas da Bacia do Alto Paraguai

Grande parte da planície está inundada após três anos de seca. Desde o começo do ano, rios importantes tiveram grande volume de chuva em suas bacias fazendo com a planície recebesse muita água.

A linha pontilhada indica a média da altura do rio nos últimos 5 anos. A amarela o que aconteceu em 2022 e a verde a situação atual, 2023. A ordem, do norte para o sul, é Cáceres, Bela Vista do Norte, Ladário, Forte Coimbra e Porto Murtinho. 

Confira os gráficos abaixo:

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Lula não listou hidrovias. Em um evento na via Dutra, no Rio de Janeiro, Lula respondeu a um questionamento sobre falta de ferrovias no Brasil, afirmando que “O Brasil não precisa apenas de rodovias. Precisa de ferrovias. E precisa recuperar a sua cabotagem. Porque a gente precisa de transporte marítimo, rodoviário e ferroviário. É esta combinação intermodal que vai permitir que o nosso país dê um salto de qualidade”. No caso da Hidrovia Paraguai Paraná pretendida pela ANTAQ – dragagens e derrocagens – seria um bom sinal? Com as chuvas e recuperação do nível do rio Paraguai a Hidrovia voltou a operar em seu ritmo normal, o que é muito positivo.