Entre os dias 15 e 16 de outubro, instituições e demais parceiros que trabalham na proteção ambiental das UCs (Unidades de Conservação) através do Projeto GEF Terrestre, poderão trocar experiências e construírem, juntos, uma rede de colaboração.
Será realizado o 1ª Seminário de Intercâmbio dos Projetos de Recuperação de Áreas Degradadas em Unidades de Conservação da Caatinga e Pantanal. O encontro une instituições executoras dos projetos, as equipes gestoras das UCs contempladas e as demais instituições envolvidas no Projeto GEF Terrestre.
O seminário ocorre na plataforma Microsoft Teams e o principal objetivo desse intercâmbio de informações é criar uma rede colaborativa que conecte todos os parceiros do projeto. Durante o seminário, será apresentada a plataforma virtual. A ideia é que essa plataforma seja utilizada como fórum permanente de trocas entre todos os projetos contratados pelo GEF Terrestre.
Programação
A participação no seminário será apenas para as equipes executoras dos projetos apoiados pelo GEF Terrestre e para os gestores das áreas protegidas beneficiadas. A organização decidiu pela participação de até duas pessoas de cada uma das instituições.
Instituições como o Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (CEPAN) e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Norte de Minas (FADENOR) farão apresentações. O seminário ocorre nos dois dias das 9h30 às 16h. A expectativa é que todos os projetos apresentem os Planos de Recuperação de Áreas Degradadas.
GEF Terrestre
Projeto ligado ao governo federal, que tem como objetivo promover a conservação da biodiversidade da Caatinga, Pampa e Pantanal, alinhado aos princípios da Convenção de Diversidade Biológica (CDB) e da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (UNFCCC).
A Ecoa trabalha diretamente com projetos para a criação e manutenção de Unidades de Conservação, iniciativa fundamental na garantia do direito ao uso sustentável da terra e condições de permanência de povos e comunidades tradicionais. Algumas destas iniciativas são acompanhadas pelo Projeto GEF Terrestre.
Foto de Capa: Eder Renato Merino