///

Por que você precisa ajudar a derrubar as novas térmicas “jabuti”?

13 minutos de leitura
Imagem de vwalakte no Freepik

ENERGIA CARA E SUJA

As usinas térmicas movidas a gás, previstas pela Lei 14.182/2021, da privatização da Eletrobras, são resultado da imposição do Congresso Nacional e são chamadas de “Jabuti”, por não terem relação alguma com a privatização. Essas usinas representam um retrocesso para o Brasil. Quem ganha com isso? Empresários do setor elétrico e do gás. Quem perde? Você e o país!

Elas farão com que a sua a conta de luz fique muito mais cara, com consequências desastrosas para a saúde e para o meio ambiente. Essas usinas custam milhões para serem construídas e começarem a funcionar. E a ameaça não para aí! Elas serão construídas em regiões onde não há fornecimento de gás, ou seja, você também vai pagar pelos custos bilionários dos gasodutos que levarão o gás até as usinas.

Nossa proposta

Essa conta você não pode pagar!
Junte-se a milhões de brasileiros que querem redução na conta de luz e não querem pagar por uma energia cara e suja. Com a manifestação da sua indignação, vamos defender junto ao poder Executivo Federal que edite uma Medida Provisória que altere a Lei, excluindo a obrigatoriedade da construção das térmicas a gás, para ser aprovado em caráter de urgência pelo Legislativo Federal. E que o Congresso Nacional trabalhe para baratear a conta de luz e não para aumentar. Ainda há tempo de impedir essa ameaça! Precisamos agir agora.

 

   IMPACTO NO SEU BOLSO

Quando o preço da energia sobe, além do aumento direto na sua conta de luz, todos os produtos e serviços que dependem de energia também sobem. Isso inclui itens básicos, como alimentos, comércio e transporte, num efeito dominó.

OU SEJA, VOCÊ VAI PAGAR MUITO MAIS POR TUDO QUE PRECISA CONSUMIR.

   IMPACTOS ECONÔMICOS

O governo vai gastar R$ 84 bilhões na construção dos gasodutos que transportam o gás que abastece as usinas térmicas para produzir uma energia muito mais CARA para o país e para os consumidores e muito mais POLUENTE, na contramão do que busca e propõe o restante do mundo. O ganho que se teria com a construção dos gasodutos e usinas – ao movimentar a economia local – e não traz sustentabilidade econômica a longo prazo.

   IMPACTOS NA SAÚDE PÚBLICA

O aumento da poluição também pode afetar significativamente a saúde da população. E, de novo, somos nós que pagamos essa conta. Estudos realizados pelo IEMA mostram que a quantidade de poluentes é muito aumentada pelo uso de usinas térmicas e, com isso, afeta a qualidade do ar e da água nas regiões onde são instaladas.

 

 

   COMO É HOJE

74,7% de energia RENOVÁVEL

O Brasil tem quase 75% de sua matriz elétrica proveniente de fontes renováveis, como a hidrelétrica, a eólica e a solar. Isso coloca o país na vanguarda da geração de energia limpa e barata, ou seja, produzida com baixa ou nenhuma emissão de gases de efeito estufa. Esse é o caminho que precisamos continuar seguindo como país. Usinas termoelétricas vão na contramão aos esforços necessários para combater as mudanças climáticas.

 

   COMO DEVERIA SER

Observando o alto potencial de geração de energia renovável do Brasil e as metas do Acordo de Paris, era de se esperar o contrário do que a nova lei determinou. A expectativa era de um investimento massivo em energias renováveis para substituir todas as térmicas gradativamente. Essas medidas dariam conta de fazer frente ao aumento da demanda por energia, inclusive em épocas de maior escassez hídrica, bem como auxiliariam o Brasil no cumprimento das metas do Acordo de Paris, que prometeu neutralizar as emissões de carbono até 2050.

A EXPECTATIVA ERA DE UM INVESTIMENTO MASSIVO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS PARA SUBSTITUIR TODAS AS TÉRMICAS FÓSSEIS E AUMENTAR A OFERTA DE ENERGIA

   DE EXCEÇÃO À REGRA

Poluentes e responsáveis por grandes emissões de gases de efeito estufa, as térmicas devem ser acionadas apenas como última opção em situações emergenciais como, por exemplo, quando há seca prolongada e os reservatórios das hidrelétricas estão em níveis insuficientes para fazer frente à demanda. O que difere totalmente da determinação da nova lei, que impõe o funcionamento das “térmicas-jabuti” em grande parte do tempo. Ao dar a categoria inflexível às “térmicas-jabuti”, a nova lei não só impulsiona a geração de energia poluente, como as tornam uma constante, e não uma exceção para momentos de emergência decorrentes de seca ou aumento inesperado da demanda, como são a maioria das térmicas disponíveis hoje no sistema. Quem paga a alta conta dessa energia cara e desnecessária são os consumidores e o planeta.

   IMPACTOS AMBIENTAIS

DESPERDÍCIO DE ENERGIA RENOVÁVEL!

Um dos primeiros efeitos da contratação das “térmicas-jabuti” é um pior aproveitamento das águas para geração eletricidade, já que neste contexto, as usinas hidrelétricas, fonte de energia renovável e barata, vão gerar menos energia do que sua capacidade permite. Com isso, teremos um enorme desperdício de recursos energéticos provenientes de fontes hídricas renováveis, pois, com a inflexibilidade das “térmicas-jabuti”, estas ganharam prioridade na oferta energética ao mercado, em detrimento da geração renovável. Não defendemos a construção de novas usinas hidrelétricas, defendemos que as já existentes não sejam desperdiçadas.

53% A MAIS DE EMISSÕES

Segundo estudo do Idec, as novas térmicas aumentarão em 53% as emissões de CO2 do sistema elétrico. Isso contribuirá ainda mais para a quebra de acordos internacionais e para as mudanças climáticas.

POLUIÇÃO DOS RIOS

As térmicas já em operação têm gerado inúmeros impactos ambientais ao redor do mundo e não deve ser diferente no Brasil. Na Índia, por exemplo, resíduos da queima do combustível fóssil que alimenta as usinas estão poluindo os leitos dos rios trazendo consequências negativas para a vida aquática. As novas térmicas podem causar esse problema.

   PREJUÍZOS SOCIAIS DAS TÉRMICAS

Um estudo da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos mostrou que, nos Estados Unidos, parte considerável das regiões que contam com usinas térmicas fósseis de geração de energia num raio de até 5 km têm índices sociais, como a renda, inferiores à média nacional.

R$ 110 BI

É o custo operacional a mais que o governo deve ter apenas com as usinas até 2036. Ele envolve manutenção e combustível para que elas funcionem. Esse gasto vai adiar o investimento em fontes renováveis, como a eólica e a solar, muito mais limpas que as térmicas.

 

   IMPACTO INTERNACIONAL

Segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, a União Europeia é o 2º destino das exportações brasileiras, atrás apenas da Ásia, e vem fechando o cerco contra produtos agropecuários, que compõem os principais itens de exportação do Brasil, que causem danos ambientais. Com a mudança na fonte geradora de energia, que é a base de toda produção econômica do país, inclusive a agrícola, isso pode manchar a imagem do país frente aos países compradores e causar danos econômicos irreversíveis.

IMAGEM BRASILEIRA NO EXTERIOR

A imagem e a presença estrangeira do Brasil dependem da gestão de seus recursos ambientais. Um retrocesso em sua política energética seria extremamente danoso para o país e muito difícil de se reverter. Com a Amazônia perto do ponto de savanização o Brasil tem pouca margem de ação na área ambiental. O país não pode abrir mão justamente de fontes de energia limpas e baratas – que são hoje também uma vantagem comparativa no comércio global – para investir em fontes poluentes e caras que trarão prejuízos econômicos, sociais, sanitários e políticos.

EXPLOSÃO DE PREÇOS E DE PROBLEMAS MUNDO AFORA

A dependência excessiva de térmicas e outras fontes de energia consideradas mais poluentes, tem causado graves problemas ao redor do mundo. O embargo econômico à Rússia, em decorrência da guerra contra a Ucrânia, gerou aumento de preços de energia e inflação em boa parte dos países europeus, dependentes das chamadas fontes sujas de energia. No Reino Unido, onde 38% da energia é gerada por gás natural, a inflação superou os 10%. Na Itália, que tem um nível de dependência semelhante ao britânico do gás natural, cidadãos desempregados chegaram a queimar suas contas de energia em Nápoles. Na Alemanha, o preço da energia subiu cerca de 50% e dos alimentos 20%, levando cerca de 3 mil pessoas a protestarem nas ruas.

Via Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC)

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog