////

Grave problema ao redor do mundo, incêndios florestais são tema de conferência internacional

3 minutos de leitura
1

Texto originalmente publicado em 6 de junho de 2019.

Por Luana Campos (ECOA)

Diretor Presidente da Ecoa, André Luiz Siqueira, participa de reunião Wildfire 2019 com Ibama/Prevfogo e outras instituições

De 28 de outubro a 1 de novembro de 2019, Campo Grande-MS receberá pesquisadores, autoridades, técnicos e brigadistas, de aproximadamente 80 países, para discutir o manejo do fogo e o controle de incêndios florestais, durante a Conferência Internacional sobre Incêndios Florestais – WildFire 2019

O evento, que já passou por países como Canadá, Espanha e Coréia do Sul, é reconhecido como o maior do gênero a nível mundial, e será realizado pela primeira vez na América Latina. Incêndios florestais são um problema crônico no mundo todo, e afetam de maneira grave a biodiversidade, a saúde da população, os transportes, além de acelerarem o processo de aquecimento global, entre outros fatores.

No Pantanal, por exemplo, o município de Corumbá-MS, que corresponde a 60% do território do bioma, está em 3° lugar no Brasil, entre as cidades com mais focos de incêndio em 2019. Até abril já haviam mais de 10 mil registros.

Parceira do Wildfire 2019, a ECOA planeja uma viagem de campo durante o evento. O objetivo é que os participantes conheçam modos não convencionais de uso do solo no Cerrado, no qual, não se utiliza o fogo em favor da conservação de espécies florestais e de diversos polinizadores.

Com o tema “Frente a frente com o fogo em um mundo em mudanças: redução da vulnerabilidade das populações e dos ecossistemas por meio do Manejo Integrado do Fogo”, a programação da conferência conta com debates, apresentação de trabalhos e exposição de novas tecnologias, métodos e produtos que auxiliem a prevenção, monitoramento e combate aos incêndios florestais. Além disso busca promover a cooperação internacional e ajuda humanitária.

A programação completa está disponível no site do evento: https://www.ibama.gov.br/wildfire2019-programacao

1 Comment

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog