/////

Dia de Campo no WildFire 2019 traz experiências de manejo do solo sem uso do fogo

2 minutos de leitura

Mais de 30 pesquisadores, técnicos e brigadistas de todas as partes do mundo participarão de uma atividade de campo, promovida pela pela Ecoa, no maior evento do mundo sobre incêndios florestais, a 7ª Conferência Internacional de Incêndios Florestais “Wildfire 2019”. O encontro será realizado pela primeira vez no Brasil, tendo escolhido como sede a cidade de Campo Grande – MS.

O Dia de Campo acontecerá no dia 30 de outubro, no Centro de Produção, Pesquisa e Capacitação do Cerrado (CEPPEC), localizado no Assentamento Andalucia, em Nioaque (MS). A Ecoa atua há mais de uma década na região, promovendo o fortalecimento da produção de produtos florestais não madeireiros, que tem como conceito a erradicação do fogo nas propriedades e fomentando os sistemas silvo pastoris com produtos do Cerrado, como o baru (Dipteryx alata), em que o CEPPEC é referência nacional.

O objetivo é mostrar para os inscritos modos não convencionais de uso do solo no Cerrado, no qual não se utiliza o fogo em favor da conservação de espécies florestais em propriedades rurais e em áreas restauradas, como exemplo, o extrativismo de frutos nativos fundamentais para geração de renda nas propriedades.

O evento contará com a participação de brigadas comunitárias voluntárias, formadas por Prevfogo-Ibama com apoio do projeto ECCOS nesta região do Cerrado, incluindo uma brigada indígena da Aldeia Brejão.

Programação:
10 h – Recepção no com a diretoria do CEPPEC
11h30 – Criação da Brigada no Assentamento
12h – Almoço
13h – Visita a 2 propriedades rurais com sistema de produção sustentável
16h – Retorno a Campo Grande

Na foto de capa, formação de brigadistas na APA Baía Negra, no Pantanal, por Victor Hugo Sanches

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog