O projeto RESTAURacción possui o intuito de consolidar a primeira Paisagem Modelo do Pantanal e fortalecer seu sistema de governança.
A iniciativa é executada pela Ecoa com apoio do Serviço Florestal Canadense. Sua primeira etapa foi realizada no primeiro semestre de 2023 e a segunda no primeiro trimestre de 2024.
As atividades do projeto também foram realizadas com a participação de pesquisadores e pesquisadoras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), Smithsonian Conservation Biology Institute e Imperial College London.
Os Bosques Modelo são processos sociais, inclusivos e participativos que procuram o desenvolvimento sustentável de um território.
Ações previstas
A consolidação da Paisagem Modelo do Pantanal é um dos objetivos centrais do projeto. É importante frisar que todas as atividades terão foco na igualdade de gênero e no envolvimento da comunidade e demais atores. O envolvimento da população local será incentivado por meio de diferentes abordagens, como garantir sua participação no Conselho de Administração da Paisagem Modelo.
Outro aspecto central do projeto é a construção de um plano de restauração para as áreas prioritárias da Paisagem Modelo Pantanal. O plano deve ser elaborado a partir de fatores como a cobertura vegetal, incêndios anteriores, limites de propriedades e impactos dos incêndios para a fauna local. A inclusão de moradores da região também é fundamental e incentivada nessa etapa. Para isso, parte da equipe está aplicando questionários que identificam possíveis interessados em participar de ações futuras de restauração.
O monitoramento participativo é outro ponto fundamental para a execução do projeto. O aplicativo Sapelli, amplamente utilizado pela Ecoa em outras iniciativas, também foi aplicado ao RESTAURacción com intuito de acompanhar o andamento das iniciativas. Moradores locais devem ser treinados para uso do aplicativo, metodologia conhecido como Ciência Cidadã.
Ainda no âmbito do projeto, também serão realizados cursos sobre a importância dos produtos da sociobiodiversidade como meio de subsistência alternativo. Por fim, outro enfoque da iniciativa é a criação de brigadas para prevenção e combate a incêndios na área da Paisagem Modelo Pantanal.
Bosque/Floresta/Paisagem Modelo
Os Bosques Modelo são processos sociais, inclusivos e participativos que procuram o desenvolvimento sustentável de um território. A partir disso, contribuem para alcançar objetivos como redução da pobreza, mudanças climáticas, luta contra a desertificação e metas de sustentabilidade.
Os princípios que orientam sua implementação são o associativismo, a gestão da paisagem, o compromisso com a sustentabilidade, a governança, o planejamento de médio e longo prazo e o intercâmbio de conhecimentos, construção de capacidades e trabalho em rede.
Os termos “bosque”, “floresta” e “paisagem” se diferenciam pela especificidade da flora da região. A flora pantaneira é marcada pelo encontro de biomas e por isso o termo “paisagem” se enquadra de maneira mais efetiva.