///

Projetos PEW Charitable Trusts

2 minutos de leitura

A Ecoa executa duas iniciativas relacionadas à conservação e preservação do Pantanal com o apoio da Pew Charitable Trusts. Suas ações têm duração de 14 meses, com início em julho de 2023.

Rio Cabaçal livre de barragens pela proteção da biodiversidade e dos povos do Pantanal

O projeto promove campanhas, envolvendo diversos setores da sociedade, para evitar a construção de 6 barragens no rio Cabaçal, na bacia do rio Paraguai, onde está localizado o Pantanal.

Ações previstas:

  • Desenvolver estudos para mostrar à sociedade civil, aos governos locais e ao governo central os problemas da construção das 6 barragens para o próprio rio e para o Pantanal;
  • Desenvolver uma ampla campanha de comunicação para explicar os danos que as barragens podem causar;
  • Mobilizar organizações de base da região, pescadores, empresários e gestores para apoiar a campanha;
  • Fortalecer a representação das populações locais e da sociedade civil nos Comitês de Bacias Hidrográficas de 3 rios muito importantes para o Pantanal: os rios Cabaçal, Sepotuba e Jauru.

Proposta de rearticulação para Criação da primeira Unidade de Conservação Federal de Uso Sustentável do Pantanal Brasileiro

O projeto busca garantir a continuidade do processo de criação da RDS (Reserva de Desenvolvimento Sustentável) junto aos governos (Governo Estadual de Mato Grosso do Sul e Governo Federal) e a entrada na agenda nacional de Áreas Protegidas para o Bioma Pantanal.

Ações previstas:

  • Formação do grupo de instituições e pesquisadores que trabalharam na proposta em 2018 de retomar a coordenação com diferentes atores-chave para a criação de áreas protegidas no Pantanal;
  • Garantir que a RDS entre oficialmente na agenda de propostas para a criação do MMA e do ICMBio para o Pantanal;
  • Apoiar os ritos formais previstos na Lei Nacional (SNUC – nº.9985/2000), para a criação da RDS.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Lula não listou hidrovias. Em um evento na via Dutra, no Rio de Janeiro, Lula respondeu a um questionamento sobre falta de ferrovias no Brasil, afirmando que “O Brasil não precisa apenas de rodovias. Precisa de ferrovias. E precisa recuperar a sua cabotagem. Porque a gente precisa de transporte marítimo, rodoviário e ferroviário. É esta combinação intermodal que vai permitir que o nosso país dê um salto de qualidade”. No caso da Hidrovia Paraguai Paraná pretendida pela ANTAQ – dragagens e derrocagens – seria um bom sinal? Com as chuvas e recuperação do nível do rio Paraguai a Hidrovia voltou a operar em seu ritmo normal, o que é muito positivo.