////

Projeto da Unemat, sobre pássaros do Pantanal, é destaque no Jornal Hoje da Rede Globo

2 minutos de leitura
Professora Carolina Joana da Silva, do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da Unemat. Imagem: TV Centro América

Via UNEMAT

A notícia “Pesquisadores da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) fazem inventário sobre os pássaros do Pantanal” foi ao ar no Jornal Hoje da Rede Globo, na edição dessa terça-feira (29/10).

A pesquisa sobre as aves do Rio Paraguai é coordenada pela professora Carolina Joana da Silva, juntamente com os doutorandos Angélica Vilas Boas da Frota e Breno Dias Vitorino, do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da Unemat. Os biólogos já cadastraram mais de 600 espécies de aves na região. 

A investigação integra o projeto “Corredor Ecológico, Econômico e Cultural do Rio Paraguai – Core”, desenvolvido no município de Cáceres, e busca compreender a dinâmica das aves em um intervalo temporal de 10 anos. O estudo teve sua primeira amostragem feita pelo professor Josué Ribeiro da Silva Nunes, em 2008/2009, e está sendo replicada em 2018/2019.

De acordo com a professora Carolina Joana, o objetivo é avançar no conhecimento científico da região, “para subsidiar estratégias de gestão no corredor ecológico e Unidades de Conservação na área, com os grupos sociais e tomadores de decisão, relacionados à gestão, uso sustentável e conservação dos recursos naturais”.

Clique na imagem a acesse a reportagem da TV Centro América.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Notícias do Pacífico II: O Climate Prediction Center (CPC) dos Estados Unidos indica em seu boletim de 11/09/25 que as condições de La Niña no Pacífico Equatorial estão em desenvolvimento, com probabilidade de 71% durante outubro – dezembro de 2025. Posteriormente a probabilidade diminui para 54% no período de dezembro de 2025 a fevereiro de 2026. De acordo com o boletim de 11/09/2025 do Climate Prediction Center (CPC) dos Estados Unidos, as condições de La Niña estão em desenvolvimento no Pacífico Equatorial, com 71% de probabilidade de ocorrência entre outubro e dezembro de 2025. Para o período de dezembro de 2025 a fevereiro de 2026, essa probabilidade cai para 54%.

Você sabe o que é El Niño e La Niña?