Texto originalmente publicado em: 04/02/10
A Rede Pantanal vem a público se pronunciar em defesa à continuidade das ações de implementação do Parque Nacional da Serra da Bodoquena.
No mês de novembro de 2009 o Parque Nacional seria contemplado com a criação de seu Conselho Consultivo que teria a competência de finalizar e implantar o Plano de Manejo da Unidade de Conservação, porém o planejamento foi interrompido devido a um processo movido pela Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária do MS) junto à Justiça Federal.
O Parque Nacional da Serra da Bodoquena, criado no ano 2000, é a única Unidade de Conservação de Proteção Integral Federal de Mato Grosso do Sul. Sua área de cerca de 76.500 hectares abrange os municípios Bodoquena, Bonito, Porto Murtinho e Jardim. O Parque protege a maior área contínua de Mata Atlântica no Estado.
A atual situação do Parque foi um dos temas discutidos durante o IV Encontro da Rede Pantanal que reuniu mais de 40 organizações, em dezembro, na cidade de Campo Grande. A Carta Pública foi encaminhada às autoridades competentes ao assunto.
Rede Pantanal
É integrada por organizações não-governamentais, movimentos sociais e religiosos, populações tradicionais, povos indígenas, entre outros. A Rede Pantanal está comprometida em promover e apoiar as ações locais desenvolvidas por seus membros em defesa da vida e da cultura pantaneira. A atuação da Rede abrange toda a região do Pantanal no território brasileiro e inclui membros do Paraguai e Bolívia.