Nos dias 19, 21 e 23 de outubro, a Ecoa, junto a diversos parceiros da Zicosur (Zona de Integração do Centro Oeste da América do Sul) participa de um seminário virtual que vai abordar a manutenção sustentável de um dos nossos principais territórios de atuação: a Bacia do Paraguai.
O evento “Paisagens produtivas sustentáveis: Construção de uma visão integral na bacia do Rio Paraguai e territórios vinculados” já está com as inscrições abertas e qualquer pessoa pode participar das discussões.
A coordenadora do Projeto ECCOS, Rosa Leny Cuellar, da FCBC (Fundación para la Conservación del Bosque Chiquitano) fará sua apresentação no dia 19, às 10h12, sobre o projeto transfronteiriço que tem apoio financeiro da União Europeia. Com duração de quatro anos (2018-2021), o projeto é coordenado pela Ecoa na parte brasileira desse território.
Diversos especialistas e pesquisadores vão abordar assuntos ao longo dos dias de evento, temáticas que abrangem desde as intervenções atuais e futuras ao longo da região da Bacia do Paraguai até a gestão integrada de grandes paisagens.
A Ecoa também marca presença em dois dias. No dia 21, às 10h30 (horário da Argentina), nossa coordenadora Nathália Eberhardt Ziolkowskiatalia vai representar a Cerrapan, a Rede de Mulheres Produtoras do Cerrado e Pantanal. A apresentação fará parte da discussão “Diferentes Visões de Desenvolvimento para a região do Rio Paraguai”.
Já no dia 23, o Diretor Presidente da Ecoa André Siqueira vai mediar as discussões dos trabalhos do Grupo Pantanal, que trará diferentes visões sobre cada ecorregião.
O principal objetivo dessa importante discussão dividida em sessões é proporcionar um espaço de diálogo intersetorial que seja preciso e também valide o esforço de identificação das ideias estratégicas desenvolvidas para que seja possível avançar até o desenvolvimento sustentável na Bacia do Paraguai e nos territórios vinculados. Participe! Faça aqui a sua inscrição.
Zicosur – A Ecoa é integrante da Comissão de Meio Ambiente da Zicosur e a sigla abrevia o nome “Zona De Integração do Centro Oeste da América Do Sul”.
Essa rede integrada nasceu a partir de um encontro com representantes do pacífico asiático, realizado em Antofagasta, no Chile, em abril de 1997. Traçados os objetivos iniciais de intercâmbio comercial com o continente asiático, a Zicosur passa a se consolidar, para a região, como um espaço de soluções conjuntas, de sinergias, estratégias e poderes compartilhados.
Torna-se, então, um caminho no mundo globalizado, com objetivos traçados de produção e trocas para seguir com desenvolvimento sustentável e proteção ao território na integração entre países que compõem a rede.