////

Terremoto no Pantanal: Tremor de magnitude 4,5 é sentido em Poconé (MT)

2 minutos de leitura

Um tremor de terra de magnitude 4,5 na escala Richter foi registrado na manhã de sábado (1º de março) no município de Poconé (MT), localizado no norte do Pantanal. O abalo ocorreu às 6h14 (horário de Brasília) e foi detectado pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), com análise do Centro de Sismologia da USP.

Moradores da região relataram ter sentido o tremor, que se estendeu até a Barra do São Lourenço, em Corumbá (MS).

Pantanal e terremotos

Terremotos são fenômenos relativamente comuns no Pantanal e não representam riscos. Em novembro de 2024, as cidades de Miranda e Ladário (MS) registraram abalos de magnitude 2,1 na escala Richter.

SAIBA MAIS: Pantanal registra abalos sísmicos em dois municípios. A Ecoa publicou em 2016 sobre histórico de tremores na região

Os maiores terremotos já registrados na região foram em Miranda, em 1964 (magnitude 5,4), e em Coxim (MS), em 2009 (magnitude 4,8).

Para entender melhor essa relação entre o Pantanal e os terremotos confira os estudos abaixo:

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são entregues às brigadas comunitárias do Trevo Carandazal e Bandeira, em Miranda (MS). A entrega dos EPIs marca a concretização de todo um processo conduzido pela especialista da Ecoa, Fernanda Cano, responsável pela mobilização comunitária, levantamento de brigadistas ativos/as, aquisição e organização logística dos equipamentos, além da articulação local para viabilizar a formação. A iniciativa integra o projeto Fortalecendo Brigadas Comunitárias Voluntárias e Ações de Manejo Integrado do Fogo, apoiado pelo Fundo Casa Socioambiental em parceria com o Juntos pelo Pantanal, projeto do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), com apoio do GEF Terrestre, por meio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). A Prefeitura de Miranda também colabora com a ação, que conta com a parceria técnica do Prevfogo/Ibama.

VEJA MAIS: Brigada é criada em área estratégica para prevenção de incêndios em Miranda (MS)