//

Vitória ambiental em Nortelândia (Mato Grosso)

2 minutos de leitura
Edvaldo, vereador Meck, Mário e Otávio vitoriosos com a nova Lei aprovada.

Agora é Lei! O prefeito de Nortelândia (MT), Jossimar José Fernandes, sancionou hoje (5)  uma Lei de autoria do poder Executivo e aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal que proíbe a instalação de empreendimentos hidrelétricos (usinas hidrelétricas e pequenas centrais hidrelétricas) na bacia hidrográfica do rio Santana no município de Nortelândia. A Lei também institui o Programa de Práticas Conservacionistas de Recuperação, Preservação e Conservação de matas ciliares e nascentes que compreende toda a bacia hidrográfica do rio Santana.

A implantação de empreendimentos hidrelétricos tem se intensificado nos últimos anos na região e é considerado o maior fator causador de impacto ambiental da bacia, causando erosão e assoreamento dos canais de drenagem dos rios, reduzindo sua vazão, prejudicando a ictiofauna e a captação para abastecimento humano. O texto destaca ainda a importância da bacia do rio Santana para todo o complexo hidrográfico do rio Paraguai, principal rio formador do Pantanal.

A Lei é uma resposta ao grande impacto ambiental que o município vem sofrendo desde a implantação da PCH Diamante (antiga Camargo Correia),  que originou grandes crateras que marcam a paisagem do município, dentre outros diversos problemas. A Lei protege o município de pelo menos duas ameaças imediatas que são represas que estavam sendo planejadas para a região, sendo elas PCH Santana I e  CGH Santana II.

Um projeto de Lei similar, de autoria do vereador Eduardo Magalhães também está tramitando na câmara municipal de Cuiabá. O Projeto de Lei proíbe a implantação de empreendimentos hidrelétricos em toda a capital de Mato Grosso e barraria pelo menos 06 novas represas previstas para o município. Que Nortelândia sirva de exemplo para tantas outras cidades conseguirem vitórias contra a destruição causada pelas represas.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são entregues às brigadas comunitárias do Trevo Carandazal e Bandeira, em Miranda (MS). A entrega dos EPIs marca a concretização de todo um processo conduzido pela especialista da Ecoa, Fernanda Cano, responsável pela mobilização comunitária, levantamento de brigadistas ativos/as, aquisição e organização logística dos equipamentos, além da articulação local para viabilizar a formação. A iniciativa integra o projeto Fortalecendo Brigadas Comunitárias Voluntárias e Ações de Manejo Integrado do Fogo, apoiado pelo Fundo Casa Socioambiental em parceria com o Juntos pelo Pantanal, projeto do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), com apoio do GEF Terrestre, por meio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). A Prefeitura de Miranda também colabora com a ação, que conta com a parceria técnica do Prevfogo/Ibama.

VEJA MAIS: Brigada é criada em área estratégica para prevenção de incêndios em Miranda (MS)