Eliane, uma das líderes da comunidade da Barra do São Lourenço, relata mobilização contra as chamas na região. Prevenção salvou as casas

3 minutos de leitura
Eliane Aires

Incêndios na região da Barra do rio São Lourenço e do Parque Nacional do Pantanal ameaçaram a comunidade tradicional da Barra do São Lourenço. As chamas mobilizaram o Prevfogo/Ibama, o Corpo de Bombeiros de MS e brigadas comunitárias locais.

Os territórios atingidos ficam na divisa entre o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul, na sua região mais a Oeste.

“O fogo já veio, o pessoal está combatendo, tentando segurar ao máximo, mas o fogo é fogo, né?”, diz Leonida Aires, conhecida como Eliane.

Segundo ela, o vento ajudou a afastar as chamas da comunidade. “A hora que começou a ficar mais pesado, o vento virou a nosso favor. Esse [incêndio] que vem vindo aqui de trás, o vento está empurrando ele”.

Imagens enviadas por ela mostram a região coberta pela fumaça.

 

Além do combate, o trabalho de prevenção é fundamental para ajudar a proteger a comunidade. O ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e a brigada construíram aceiros para proteger a região. (uma faixa de terra sem vegetação, que funciona como uma barreira para impedir a propagação de incêndios).

Porém, o alerta continua. Segundo Eliane, ainda há um incêndio avançando de frente para a comunidade.

Roberto “Beto” Arruda, dono de uma pequena pousada na Serra do Amolar – a montante de Corumbá (MS), na fronteira do Brasil com a Bolívia – relata que as chamas estão se aproximando da região. “Da Barra está vindo aqui para o lado do Aterro do Binega, do outro lado do rio está forte”.

Barra do São Lourenço

A comunidade possui a primeira brigada comunitária voluntária formada pela Ecoa em 2001.

Este ano, o governo de Mato Grosso do Sul determinou a instalação de 13 bases avançadas do Corpo de Bombeiros para reduzir o tempo de resposta no combate aos incêndios em áreas de difícil acesso. Uma delas está na Barra do São Lourenço.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog