/

Análise dos estudos de impacto ambiental do Complexo Hidroelétrico do Rio Cabaçal

1 min de leitura
Foto: FORMAD

A partir de solicitação feita pelo Ministério Público, uma equipe da Universidade do Estado de Mato Grosso realizou análise do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto de Meio Ambiente (RIMA) do Complexo Hidroelétrico do Rio Cabaçal, na região norte da bacia do Alto Paraguai (BAP), em Mato Grosso.

A equipe responsável pela análise é composta pelo Prof. Dr. Ernandes Sobreira Oliveira Junior, Prof. Dr. Claumir Cesar Muniz, Prof. Dr. Wilkinson Lopes Lázaro e Profª. Drª. Solange Kimie Ikeda Castrillon e Ms. Clovis Vailant.

O empreendimento da São José Energia PCHs prevê a construção de quatro PCHs e duas Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs), totalizando uma potência de 37,9 MW, no rio Cabaçal, entre os municípios de Araputanga (MT), Lambari D’Oeste (MT), Rio Branco (MT) e Reserva do Cabaçal (MT). Além de ser uma afluente do rio Paraguai, o curso d’água é detentor de algumas das principais nascentes que abastecem o Pantanal.

Confira o documento aqui.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são entregues às brigadas comunitárias do Trevo Carandazal e Bandeira, em Miranda (MS). A entrega dos EPIs marca a concretização de todo um processo conduzido pela especialista da Ecoa, Fernanda Cano, responsável pela mobilização comunitária, levantamento de brigadistas ativos/as, aquisição e organização logística dos equipamentos, além da articulação local para viabilizar a formação. A iniciativa integra o projeto Fortalecendo Brigadas Comunitárias Voluntárias e Ações de Manejo Integrado do Fogo, apoiado pelo Fundo Casa Socioambiental em parceria com o Juntos pelo Pantanal, projeto do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), com apoio do GEF Terrestre, por meio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). A Prefeitura de Miranda também colabora com a ação, que conta com a parceria técnica do Prevfogo/Ibama.

VEJA MAIS: Brigada é criada em área estratégica para prevenção de incêndios em Miranda (MS)