///

Artigo cientifico: Nenhum fenómeno climático tem mais influência na variação anual da temperatura média global do que o El Niño

17 minutos de leitura
1
(Créditos: NASA/NOAA GOES Project).

Texto originalmente publicado em 27 de outubro de 2023.

– Bacia do rio Amazonas e a do rio da Prata, mostram os efeitos extremos do fenômeno.

Artigo publicado no site Clima.gov do governo dos Estados Unidos ajuda a entender os fenômenos climáticos que afetam o Planeta a partir da alteração das temperaturas do Oceano Pacífico Tropical, gerando os eventos chamados de La Niña (Oceano Pacífico tropical central mais frio que a média) e El Niño (Oceano Pacifico Tropical mais quente que a média).

Claro que para os especialistas não há novidade, mas fizemos um esforço de trazer o artigo traduzido por sua forma bem explicativa sobre os fenômenos La Niña e El Niño e como são identificados.

Na América do Sul sentimos os efeitos sociais, econômicos e ambientais dos eventos extremos gerados pelas alterações na temperatura das águas do Pacifico. Entre 2020 e 2022 vivemos a seca na bacia do rio da Prata (Bolívia, Paraguai, Argentina, Uruguai e Brasil) trazendo impactos enormes, inclusive contribuindo para os grandes incêndios no Pantanal. Agora, em 2023, a bacia amazônica passa por seca extrema, enquanto o Sul convive com cheias arrasadoras, inclusive levando a morte dezenas de pessoas e provocando prejuízos incalculáveis.

Apesar de escrito há 10 anos, o artigo é bastante didático e textos publicados em 2023 o referenciam, a exemplo da página do Climate Prediction Center (CPC).

Sobre a página do CPC vale registrar que ela é atualizada a cada primeira quinta-feira do mês. Outro registro: o texto informa que alguns dados climáticos dos anos seguintes serão considerados para futuras publicações.

Alcides Faria

Tradução livre e adaptada, certamente com algumas falhas. Aos leitores que encontrarem correções necessárias, por favor nos indiquem.

 

Ao observar El Niño e La Niña, NOAA [National Oceanic and Atmospheric Administration] se adapta ao aquecimento global

Por Rebecca Lindsey, revisado por Michelle L’heureux, Mike Halpert, Jessica Blunden.

Publicado em 5 de fevereiro de 2013.

  • Ao longo do século passado, as temperaturas dos oceanos têm aumentado, o que significa que a linha de base para a detecção de El Niño e La Niña tem mudado.
  • Las Niñas recentemente surgidas no registro significam que 2012 – também um ano de La Niña – não é mais oficialmente o “ano de La Niña mais quente já registrado”.

Nenhum fenómeno climático tem mais influência na variação anual da temperatura média global do que o El Niño – Oscilação Sul (ENOS) [ENOS – situações nas quais o oceano Pacífico Equatorial está mais quente (El Niño) ou mais frio (La Niña) do que a média normal histórica]. Quando o Oceano Pacífico tropical central é mais quente que a média (El Niño) ou mais frio que a média (La Niña), uma cascata de mudanças atmosféricas indica que muitas partes do Planeta sintam os efeitos.

Mas aqui está um problema a considerar: se o oceano hoje estiver mais quente do que a média de longo prazo, não parecerá que o Pacífico Tropical está num El Niño permanente? La Niña – a fase fria – não irá simplesmente desaparecer? Teremos que redefinir a natureza da influência destes eventos climáticos?

É um problema que os cientistas do Climate Prediction Center, do NOAA, o ramo da Agência responsável pelo monitoramento e previsão de eventos ENSO, têm considerado há muitos anos. A solução que encontraram não altera a definição dos episódios de El Niño e La Niña, mas foram forçados a reconsiderar o que é considerado temperatura “media” no Pacífico tropical.

Definindo El Niño e La Niña

As flutuações de temperatura relacionadas com o ENSO no Pacífico Tropical, que têm impactos de grande alcance nos climas sazonais a jusante, não se referem a uma temperatura específica. Ao invés disso, tratam-se de temperaturas relativas de uma região ser mais quente ou mais fria do que o habitual e do caos climático que ocorre quando as coisas não estão “normais”.

A definição operacional do NOAA das condições de El Niño e La Niña é bastante básica: temperaturas sazonais 0,5°C mais quentes (El Niño) ou mais frias (La Niña) do que a média no Pacífico Tropical Central. Uma “temporada” é qualquer média móvel de 3 meses: dezembro-janeiro-fevereiro, janeiro-fevereiro-março e assim por diante. O Climate Predction Center mantém um registro online de todas as anomalias sazonais de temperatura desde 1950.

Para rastreamento de La Niña/El Niño em tempo real, o NOAA observa anomalias de temperatura no Pacífico tropical central (entre 5° de latitude norte e sul e 120° a 170° de longitude oeste). Mapa da equipe Climate.gov, adaptado do  original  pelo NOAA Climate Prediction Center.

 

Para que as condições de La Niña ou El Niño se transformem em um episódio completo, a anomalia de temperatura deve durar cinco estações consecutivas e sobrepostas. Para permitir classificações e comparações de todos os eventos históricos do ENSO, estes eventos de longa duração são codificados por cores na tabela online do Climate Predction Center: azul para La Niña, vermelho para El Niño.

Como os eventos ENSO são identificados por temperaturas mais quentes ou mais frias que a média, a questão principal é: qual é a média?

Até ao ano passado, os cientistas do Centro de Previsão Climática utilizavam uma média de 30 anos das três décadas completas mais recentes, atualizada a cada nova década. Assim, na década de 1990, por exemplo, usaram a média de 1961-1990, e na década de 2000, usaram a média de 1971-2000.

Sempre que o período de tempo da média mudava, todas as médias sazonais anteriores na tabela de eventos históricos eram recalculadas utilizando o novo período base. A atualização de rotina deveria garantir que, em qualquer momento, a força relativa de todos os episódios de El Niño e La Niña identificados na tabela fossem consistentes – uma consistência que é importante para a investigação sobre a influência destes episódios no clima global e regional. .

Se o clima não estivesse mudando, as diferenças entre qualquer média de 30 anos seriam muito pequenas e os impactos na força aparente dos episódios históricos de El Niño e La Niña seriam insignificantes. Mas ao longo do século passado, as temperaturas dos oceanos estão aumentando, o que significa que a base para a deteção do El Niño e do La Niña mudam. (Para obter detalhes estatísticos, consulte o artigo de pesquisa de L’Heureux, et al., No final da página.)

As temperaturas médias mensais no Pacífico Tropical Central têm aumentado. Este gráfico mostra as novas médias de 30 anos que o NOAA está usando para calcular a força relativa dos eventos históricos de El Niño e La Niña. Gráfico adaptado pela equipe Climate.gov do original  do NOAA Climate Prediction Center.

 

As últimas três décadas foram as mais quentes já registadas, tanto a nível global como no Pacífico Tropical. Em comparação com este ‘novo oceano’ mais quente, os episódios frios históricos parecem ainda mais frios, enquanto os episódios quentes históricos parecem mais fracos. Em vez de proporcionar consistência a atualização dos acontecimentos históricos iria distorcer o registo climático da ENSO.

“Poderíamos imaginar um dia não muito distante no futuro”, explica Mike Halpert, vice-diretor do CPC, “quando um episódio fraco de El Niño do passado acabaria parecendo um episódio fraco de La Niña quando comparado com o mais recente de temperaturas oceânicas mais quentes.”

Para lidar com a realidade das alterações climáticas, os cientistas do Centro de Previsão Climática decidiram, após debate de ideias com colegas do Instituto Internacional de Investigação para o Clima e a Sociedade, começar a utilizar médias fixas de 30 anos. Cada período de cinco anos no registo histórico tem agora a sua própria média de 30 anos centrada no primeiro ano do período: os anos de 1950 a 1955 são comparados com a média de 1936-1965, por exemplo, enquanto os anos de 1956-1960 são em comparação com 1941-1970.

Esta abordagem funciona sem problemas ao longo do período 1996-2000, que utiliza a média de 1981-2010. Contudo, o período 2001-2005 necessitará do período base 1985-2015 e 2006-2010 necessitará da média de 1991-2021.

Até que esses anos estejam disponíveis, o CPC utilizará a climatologia calculada mais recentemente, que, por enquanto, é a média de 1981-2010. Eles atualizarão a climatologia a cada cinco anos. A próxima atualização será em 2016, altura em que a média do cálculo de La Niña e El Niño para a década atual passará para o período 1985-2015.

 

La Niñas que não sabíamos que tínhamos

A mudança na forma como o Climate Predction Center calcula a temperatura média do Pacífico já abalou alguns itens na tabela de eventos históricos de El Niño e La Niña. As revisões confirmam que era hora de fazer uma mudança.

Na última versão da tabela, todas as anomalias de temperatura basearam-se na média de 1971-2000, que foi relativamente fria em comparação com as últimas três décadas. Neste contexto, alguns períodos de temperaturas mais frias do que a média (do final de 2005 ao início de 2006 e do final de 2008 ao início de 2009) não foram suficientemente frios durante o tempo suficiente para serem qualificados como um episódio oficial de La Niña.

Contudo, a nova estratégia exige que a década atual seja comparada com a média de 1981-2010 – as três décadas mais quentes de que há registro. Quando os cientistas do NOAA atualizaram a tabela os períodos frios de 2005/2006 e 2008/2009 surgiram como verdadeiros episódios de La Niña.

Quando os cientistas usaram a média de 1971-2000 (topo) para comparar a força dos eventos históricos do ENSO, a influência do aquecimento a longo prazo no Pacífico tropical fez com que os eventos recentes do El Niño parecessem mais fortes do que eram e tornou os eventos La Niña difíceis de detectar. Ao compararem as temperaturas da última década com a média mais quente de 1981-2010 (parte inferior), dois novos eventos La Niña (caixas não sombreadas) emergiram do registro. Gráficos adaptados pela equipe Climate.gov dos originais ( aqui  e  aqui ) do NOAA Climate Prediction Center.

 

As recém-surgidas La Niñas de 2006 e 2009 significam que 2012 – também um ano de La Niña – já não é oficialmente o “ ano de La Niña mais quente de que há registo ”, como concluiu inicialmente o Centro Nacional de Dados Climáticos no início de Janeiro. Esse recorde será agora empatado entre 2006 e 2009, com 2012 a ocupar o terceiro lugar.

Referências e links
Descrição das mudanças no Índice Niño Oceânico
Variabilidade Climática: Índice Niño Oceânico
Episódios de frio e calor por temporada
L’Heureux, ML, Collins, DC, & Hu, Z.-Z. (2012, março.).

Tendências lineares na temperatura da superfície do mar no Oceano Pacífico tropical e implicações para o El Niño-Oscilação Sul. Dinâmica Climática, 1–14. doi:10.1007/s00382-012-1331-2

Revisado por Michelle L’Heureux e Mike Halpert, NOAA Climate Prediction Center, e Jessica Blunden, National Climatic Data Center.

1 Comment

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog