As áreas úmidas são intimamente associadas à água. Apesar disso, sua conservação é um desafio nos dias de hoje e existe a séria possibilidade das mesmas perderem suas águas. Este risco já é perceptível no Pantanal, maior área úmida contínua do mundo.
Este risco inspirou o artigo ‘The Pantanal: A Seasonal Neotropical Wetland Under Threat‘, escrito por Onelia Rossetto, Karl M. Wantzen.
O Pantanal é altamente regulado pela precipitação. No entanto, a chuva foi substancialmente reduzida em relação aos anos anteriores e a região está cada vez mais seca. No artigo, é explicado como isso pode acontecer com as áreas úmidas e sua ligação com fatores como o desmatamento na Amazônia e a construção de barragens no planalto do Pantanal.
Solos mais secos, desmatamento, introdução de novos cultivos, queimadas intensas e falta de chuvas são uma grande preocupação para a segurança hídrica no bioma. No artigo, os pesquisadores reforçam como a segurança hídrica e a cultura do pantaneiro devem ser levadas em conta para que a sustentabilidade do Pantanal seja garantida.
Acesse o artigo aqui.