O Baru possui elevado valor nutritivo e a demanda por sua castanha tem aumentado. Sua castanha é mais conhecida nas regiões Centro-Oeste e Nordeste, mas já ganha o gosto de consumidores do Sudeste do país, de países da América do Norte, Europa e Ásia.
O alimento é rico em fibras e a indústria de alimentos processa a polpa do baru para a produção de farinha que pode ser utilizada em pães, bolos e biscoitos.
Leia mais em: Aprenda a fazer o delicioso pão de baru
Quase toda a produção de baru no Brasil vem de baruzeiros nativos do Cerrado.
Baru em foco: boletins reúnem informações sobre importante fruto do Cerrado
Baru (castanha do cerrado)
Nome científico: Dipteryx alata
Baru ou cumbaru é um fruto que oferece muitos benefícios a saúde, principalmente para o coração. A alimentação diária dessa castanha pode ajudar a diminuir a taxa de colesterol total. Além de ser rica em ômega-6 e 9, zinco, ácido graxos, proteínas, fibras, minerais e ferro.
Seu fruto é um legume lenhoso, de cor castanha, com uma única amêndoa comestível. Sua amêndoa pode ser consumida crua ou torrada e contém um alto valor nutricional.
A frutificação do baru ocorre de outubro a dezembro.
Infelizmente, esse fruto do Cerrado está em perigo de extinção devido ao desmatamento do bioma, a extração predatória e a alta qualidade da madeira do baru.