//////

Bosques Modelo: Conectando paisagens do Cerrado e Pantanal

3 minutos de leitura

Por Luana Campos (ECOA)

Entre 12 e 17 de maio, a ECOA esteve em Santa Cruz de La Sierra, Bolívia, para participar do Encontro da Rede Ibero-americana de Bosques Modelo (RIABM).

O evento reuniu delegações de 15 países da América Central, América do Sul, Caribe e Espanha para debater “Oportunidades e desafios dos Bosques Modelo frente ao contexto da ocupação do território e gestão da água, no marco dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”.

Bosques (Florestas) Modelo são definidos como processos sociais, inclusivos e participativos, que buscam o desenvolvimento sustentável de um território, também chamado de paisagem. Pois, leva em conta que as florestas nativas não são elementos isolados, mas se combinam com as populações e suas diferentes atividades.

Uma das vantagens na implementação desse modelo de gestão é que ele potencializa a capacidade local e regional de resposta a problemas ambientais, levando em conta interesses e prioridades locais. Atualmente a RIABM conta com 34 Bosques Modelo cadastrados, que juntos somam mais de 30 milhões de hectares.

Para conhecer essas iniciativas, entender seus mecanismos e pensar a possível criação de uma Paisagem Modelo no Pantanal e Cerrado, a ECOA formou uma delegação composta por Walfrido Tomas (Embrapa Pantanal), Roni Spíndola (Ministério Público Estadual de MS), Manoel Rodrigues (vereador de Corumbá), Altair de Souza (Extrativista do CEPPEC), Rafael Chiaravalloti (diretor científico da Ecoa) e André Siqueira (Diretor presidente da Ecoa).

A ideia é criar paisagens conectadas entre o Cerrado e Pantanal, no Brasil, com o Bosque Seco Chiquitano na Bolívia, formando assim, o primeiro Bosque Modelo transfronteiriço, ou Paisagem Modelo.

André Siqueira, diretor-presidente da Ecoa, acredita que este possa ser um salto para a gestão territorial do Pantanal e Cerrado, porque atua diretamente sobre os conflitos entre os diferentes grupos sociais que coabitam essas regiões, como pecuaristas, agricultores, extrativistas, comunidades indígenas, empresas e mesmo áreas urbanas, entre outros.

A ação tem apoio do Projeto ECCOS (Ecorregiões, Conectadas, Conservadas, Sustentáveis), que, no Brasil, é coordenado pela Ecoa.

Confira imagens do evento:

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog