//

Diretor científico da Ecoa ministra curso sobre uso da Ferramenta Ciência Cidadã na Bolívia

2 minutos de leitura
Curso para formação sobre o uso da ferramenta Ciência Cidadã, na Bolívia

Ciência Cidadã: A ferramenta é um aplicativo de celular que permite que qualquer pessoa colabore no mapeamento e monitoramento de recursos naturais. Já foi utilizada para monitorar áreas em restauração no Cerrado e recuperação de nascentes, bem como para mapear atividades como a pesca no Pantanal, para o entendimento sobre os sistemas pesqueiros. Este último, é resultado de tese de doutorado do diretor científico da Ecoa, Dr. Rafael Morais Chiaravalloti.

Curso na Bolívia: De 2 a 4 de outubro, Dr. Rafael ministra um curso sobre a ferramenta Ciência Cidadã em San Ignacio de Velasco, na Bolívia. Uma atividade promovida através do Projeto ECCOS, que tem apoio da União Europeia. A proposta é que, nestes 4 dias de curso, sejam apresentados os conceitos básicos; histórias em que a ferramenta já foi utilizada no Pantanal e Cerrado, no Brasil, e, por fim, desenvolver o software, junto à comunidade e aos técnicos, voltado para à região de Laguna Marfil.

Laguna Marfil: Na Bolívia, a Laguna Marfil está localizada no Distrito 11, no município de San Ignacio de Velasco. A Fundação para Conservação do Bosque Chiquitano (FCBC), que coordena o Projeto ECCOS, assim a descreve: “É um corpo de água de 10.000 hectares, extremamente importante para regular o regime hídrico da área. Desde 2010, faz parte da Área Natural de Manejo Integrado ‘Laguna Marfil’, área protegida que busca manter o espelho d’água e seus afluentes para garantir a manutenção dos processos ecológicos que ocorrem na lagoa e arredores e, portanto, o suprimento de água para consumo, humano e animal”.

Confira as imagens da formação:

Iasmim Amiden

Jornalista e Coordenadora do Programa Oásis da Ecoa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog