///

Cartilha aborda coleta de sementes e produção de mudas no Pantanal

4 minutos de leitura

A cartilha ‘Restauradores de Paisagens’ é fruto do projeto ‘Restauracción‘, executado pela Ecoa na região de Corumbá (MS), e aborda a produção de mudas. O projeto é desenvolvido na Paisagem Modelo Pantanal, uma plataforma social que busca integrar múltiplos grupos para assim solucionar problemas e promover o manejo sustentável da região.

A cartilha foi elaborada para o curso que está sendo executado com grupos presentes na Paisagem Modelo Pantanal. O curso está sendo aplicado por Gustavo Menezes que é engenheiro florestal e técnico do projeto “Restauração Estratégica e Participativa no Pantanal”, executado pela Ecoa com apoio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO).

Ao longo do material, são apresentados conceitos e orientações técnicas das práticas realizadas para alcançar a restauração de um ambiente, o que envolve coleta de sementes, produção, plantio e manutenção de mudas. Entre os temas abordados, estão beneficiamento de sementes,  preparo do solo, quebra de dormência, semeadura, adubação e preparo do solo.

O texto foi redigido pelo engenheiro florestal Gustavo Menezes, com revisão de André Nunes, Nathalia Ziolkowski e Raquel Alves. Além disso, a cartilha é ilustrada por Rafaella Moura, do Pagar o Pato Estúdio, e diagramada por Raquel Alves.

Acesse a versão digital da cartilha aqui.

Foto: Victor Hugo Sanches / Arquivo Ecoa

Restauração

Na década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas, apelo feito pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a proteção e revitalização dos ecossistemas em todo o mundo, a Ecoa executa dois projetos na temática. O projeto “Restauração Estratégica e Participativa no Pantanal” desenvolvida na Área de Proteção Ambiental, com o apoio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO), e o projeto Restauracción, que tem o apoio do Serviço Florestal Canadense.

A degradação de áreas naturais provocadas pelo homem pode ocorrer por diversos fatores como a expansão agrícola, mineração, fogo, corte de lenha e madeira, aberturas de estradas, expansão urbana e outros. A degradação do meio ambiente provoca prejuízos ambientais, financeiros e sociais. Para reverter este cenário é necessário o desenvolvimento e utilização de técnicas de restauração de ambientes degradados.

Projeto Restauracción 

Dentro da Paisagem Modelo Pantanal está em andamento o projeto Restauracción, que possui o intuito de consolidar a primeira Paisagem Modelo do Pantanal, fortalecer seu sistema de governança e intensificar as atividades de restauração na Área de Preservação Ambiental Baía Negra, em Ladário (MS), que acontecem no âmbito do projeto ‘Restauração estratégica e participativa no Pantanal’ 

A iniciativa é executada pela Ecoa com apoio do Serviço Florestal Canadense e suas ações acontecem ao longo do primeiro semestre de 2023. As atividades do projeto também são realizadas com a participação de pesquisadores e pesquisadoras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), Smithsonian Conservation Biology Institute e Imperial College London.   

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog