////

Estudos analisam os efeitos dos agrotóxicos no Pantanal

3 minutos de leitura
Foto: Tom Barker via IPTC

A rota dos contaminantes na Bacia do Alto Paraguai é o tema de estudos realizados entre pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Universidade de Nottingham (do Reino Unido), que avaliam os efeitos dos agroquímicos no Pantanal.

O objetivo é entender melhor as questões relativas à saúde dos animais, dos humanos e do ecossistema, e apresentar propostas de soluções que garantam a conservação da região.

O projeto é comandado pelos professores Lisa Yon e Matthew Johnson, da Universidade de Nottingham, e pelos professores Fábio Roque, Alexandra de Pinho, Fernando Paiva, Francisco Valente Neto e Carlos Eurico da UFMS. Outras instituições parceiras são a World Wide Fund for Nature (WWF), a Fundação Neotrópica do Brasil e a Embrapa Pantanal.

Pesquisadores reunidos no Instituto de Biociências (Inbio/UFMS). Foto: UFMS

Yon e Johnson conduziram estudos semelhantes no continente Africano e no Reino Unido, e afirmam que os problemas investigados no Pantanal são similares aos dos outros países.

VEJA MAIS – Pesticidas no Pantanal: Sedimentos analisados mostram que agrotóxicos alcançam a planície

O pesquisador da Embrapa, Carlos Padovani explica que o uso dos agrotóxicos é um tema sensível e polêmico. Segundo ele, “ao mesmo tempo que você tem a necessidade do uso de agroquímicos, em função da produção agrícola, podemos vir a ter os problemas de contaminação ambiental e até dos humanos”.

Inicialmente o projeto prevê a análise do potencial de risco com a participação de habitantes da região, órgãos do estado, secretarias de meio ambiente e produtores rurais.

A pesquisa deve ter duração de um ano, financiada pela Universidade de Nottingham (Beacon Future Foods), da Fundect e do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Ele abrange toda a bacia do Alto Paraguai, principalmente os municípios: Bonito, Bodoquena, Miranda e Corumbá.

Imagem de capa via IPTC

Com informações de:

Pesquisadores articulam início de estudos sobre os efeitos dos agroquímicos no Pantanal – UFMS

Parceria de MS e Reino Unido estudará os efeitos dos agrotóxicos no Pantanal – Campo Grande News

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog