Expedição Pantanal: reconhecimento de comunidades ribeirinhas e de seus valores

4 minutos de leitura

Entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro, aconteceu a 6ª edição da Expedição Pantanal, coordenada pelo Comando da Polícia Ambiental (PMA) de Corumbá, MS. A equipe percorreu centenas de quilômetros pelo rio Paraguai, a bordo da embarcação Mitã Rory, com intuito de promover educação ambiental e levar assistência para comunidades ribeirinhas isoladas.

Além da PMA, a ação contou com a participação da Ecoa, Instituto Águas da Serra da Bodoquena (IASB), Ministério Público do Trabalho (MPT), Comitiva Esperança, Prevfogo/IBAMA e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Representantes das instituições visitaram as comunidades tradicionais de Jatobazinho, Paraguai Mirim, São Francisco, Porto Amolar, Barra de São Lourenço, Ilha Ínsua, entre outras.

Ao longo da viagem, foram realizadas diversas ações nas comunidades visitadas. Os moradores receberam apoio do núcleo de prática jurídica da UFMS em processos previdenciários, auxílio maternidade, regularização de documentos e outras situações.

A visita também promoveu a educação ambiental em escolas da região, trabalhando assuntos como incêndios e recuperação florestal.  As atividades foram realizadas na Escola Municipal Rural de Educação Integral Polo Paraguai Mirim, Escola Municipal Rural de Educação Integral Pólo São Lourenço e Escola Estadual Indígena João Quirino de Carvalho – Toghopanãa, localizada na Aldeia Uberaba.

Macacões doados pelo MPT garantem dignidade e segurança para isqueiras

Catadores e catadoras de iscas das comunidades visitadas receberam macacões doados pelo Ministério Público do Trabalho. Os equipamentos de proteção individual garantem segurança no trabalho e condições mínimas de saúde para os profissionais, que trabalham submersos em água em jornadas de até 10 horas.

A expedição também entregou 290 cestas básicas para as famílias, kits de higiene, material didático sobre prevenção aos incêndios florestais e a quinta edição do Calendário do Pantanal. Por fim, foram distribuídas mudas de árvores nativas e frutíferas, uma oportunidade de recomeço para a região após os incêndios que devastaram o Pantanal nos últimos anos.

Este é o terceiro ano consecutivo em que a Ecoa participa da Expedição Pantanal. André Luiz Siqueira, diretor-presidente da Ecoa, esteve na viagem e explicou que a iniciativa é resultado de uma parceria de anos. “Para nós, essa é a coroação de um longo trabalho entre essas instituições. Há pouco tempo, essas comunidades viviam à margem, eram completamente invisíveis. Hoje, vemos o fortalecimento da cidadania e da democracia em ações como essa”.

Veja mais imagens das atividades realizadas: 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog