Estrada Parque Pantanal

3 minutos de leitura
estrada parque pantanal

A Estrada Parque Pantanal (EPP) está longe de ser um caminho convencional. Fatores como sua importância ambiental, turística, histórica e cultural fazem da via um lugar único no Pantanal. A Estrada compreende pelo menos quatro sub-regiões (Paraguai, Miranda, Abobral e Nhecolândia), a EPP está dentro dos municípios de Corumbá e Ladário, no Mato Grosso do Sul.  

 

A Estrada Parque Pantanal

A antiga Rodovia da Integração – MS 228, hoje a Estrada Parque Pantanal, foi traçada pelo explorador Marechal Cândido Rondon que, no final do século passado, trouxe a rede de telégrafo até Corumbá. Foi construída sobre aterros, com alturas variando de 1 a 3 metros, numa tentativa de garantir as condições de tráfego em qualquer época do ano. 

Também conhecida como “Estrada Boiadeira” ou “Estrada da Manga”, a Estrada Parque Pantanal ligava o interior da região de Corumbá com a capital do Estado, Campo Grande.  

Ao longo de seus 120 quilômetros sem pavimentação existem 71 pontes de madeira que se transformam em observatórios naturais. Durante os incêndios que devastaram o Pantanal nos últimos anos, algumas dessas pontes chegaram a ser destruídas pelo fogo. O cenário atual se modificou devido às chuvas. 

A presença de várias espécies da fauna silvestre, visíveis durante quase todo o ano, é o seu principal atrativo, além da beleza das áreas de inundação e outras paisagens tipicamente pantaneiras. O período de seca (maio a setembro) é o mais frequentado por turistas, já que é possível transitar com maior facilidade e observar animais e paisagens. Seu potencial turístico é reforçado também pela presença de pousadas, pesqueiros e restaurantes ao longo dos seus 120 quilômetros.  

Ao longo da Estrada Parque vivem aproximadamente 450 pessoas na região, sendo 250 delas na comunidade do Porto da Manga, 150 na comunidade do Passo do Lontra e as 50 restantes em pousadas, hotéis e fazendas. 

Saiba mais: A beleza da Estrada Parque Pantanal

Raquel Alves

Jornalista do núcleo de comunicação da Ecoa e comunicadora do projeto restauracción

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog