/

“Meu Pantanal, meu sonho”

1 min de leitura
Virgínia Paz é a nova presidenta da Associação de Mulheres da Área de Preservação Ambiental Baía Negra. Foto: Raquel Alves/Arquivo Ecoa

Falar de conservação é tratar de pessoas. O Pantanal é feito de histórias. É feito de gente. Virgínia Paz é uma das histórias que compõe o local. Uma das mulheres que zelam pela maior planície alagável do mundo. A participação dela e de sua comunidade – que fica na Área de Preservação Ambiental Baía Negra, em Ladário (MS) – é essencial para a conservação do Pantanal 

Virgínia nasceu na APA Baía Negra, se mudou para estudar e há 10 anos retornou para a região. Atualmente é a presidenta da Associação de Mulheres e está envolvida em diversas atividades. Ela é comandante de esquadrão de umas das brigadas comunitárias no Pantanal, atua no plantio de mudas, controle de leucenas e limpeza do lixo.  

Dona Virgínia conta que a APA é seu sonho. Falar sobre a Área de Preservação Ambiental e sobre o Pantanal traz brilho aos seus olhos. Ela é clara em dizer “meu Pantanal”, demonstrando o sentimento de dono. Afinal é sua casa. 

 

Conheça mais sobre a força feminina no Pantanal com o vídeo abaixo.  

Raquel Alves

Jornalista do núcleo de comunicação da Ecoa e comunicadora do projeto restauracción

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são entregues às brigadas comunitárias do Trevo Carandazal e Bandeira, em Miranda (MS). A entrega dos EPIs marca a concretização de todo um processo conduzido pela especialista da Ecoa, Fernanda Cano, responsável pela mobilização comunitária, levantamento de brigadistas ativos/as, aquisição e organização logística dos equipamentos, além da articulação local para viabilizar a formação. A iniciativa integra o projeto Fortalecendo Brigadas Comunitárias Voluntárias e Ações de Manejo Integrado do Fogo, apoiado pelo Fundo Casa Socioambiental em parceria com o Juntos pelo Pantanal, projeto do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), com apoio do GEF Terrestre, por meio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). A Prefeitura de Miranda também colabora com a ação, que conta com a parceria técnica do Prevfogo/Ibama.

VEJA MAIS: Brigada é criada em área estratégica para prevenção de incêndios em Miranda (MS)