///

Movimento histórico barra represas em todo o município de Nortelândia (MT); suas águas alcançam o Pantanal

7 minutos de leitura

O movimento contra as represas em Nortelândia nasceu da mobilização popular, impulsionados pela crise hídrica e os problemas climáticos que estamos enfrentando nos dias atuais. Um programa das Rádios Difusora FM de Nortelândia e Clube FM de Arenápolis, apresentando pelo advogado e comunicador Edivaldo de Sá, começou a debater as questões, e mencionou a possibilidade de instalação de duas novas represas no município. O programa divulgou ainda, o nível da água no Rio Sant’ana, e os problemas enfrentados pela população de Tangará da Serra com a falta de água, entre outros municípios do Estado.

Era 24 de setembro quando o servidor Mário Coelho enviou ao apresentador Edivaldo de Sá, fotos e vídeos da régua que mede o nível do Rio Sant’ana, que estava com -96 cm. Mário e sua família fazem a medição do  nível do rio há mais de 50 anos para a Companhia de Pesquisa Radiológica e Mineral e nunca antes a altura do nível rio esteve tão baixa. Segundo relatou Mário, “Tive que cavar a base da régua para encontrar a água”.

O apresentador abismado e indignado com as imagens, editou um dos vídeos e o replicou nas redes sociais, conclamando a população para a necessidade de medidas que futuramente possam representar uma melhora no quadro, sob pena de não termos mais água potável e perdermos outras riquezas naturais. O apresentador cobrou posicionamento das autoridades e da população.

A partir daí, o empresário Otávio Carvalho e os servidores Mário Coelho e Rafael da Empaer, marcaram uma reunião na Câmara Municipal com os vereadores para tratar o assunto. Então, o  apresentador Edivaldo de Sá convocou a população para estar presente apoiando Otávio e Mário na cobrança. Neste momento, o vereador Jocemar Kestring (Meck), apresentou requerimento para a realização de uma audiência pública contra as represas, o qual foi aprovado por unanimidade. A câmara lotou de populares cobrando uma ação do Poder Executivo e Legislativo.

A mobilização acabou pressionando o Poder Executivo, que encaminhou em regime de urgência o projeto de lei logo na próxima segunda feira (dia 04 de outubro), com convocação de extraordinária, para votar a proibição de instalação de represas nos rios que cortam o município, sendo o projeto aprovado por unanimidade e já sancionado pelo prefeito Zema Fernandes. Segundo o prefeito “Aqui em Nortelândia já temos a montante no Rio Sant’ana, duas Pequenas Centrais Hidrelétricas,  Santana I e Diamante. Não é justo com o ecossistema e com a nossa população mais uma PCH neste Rio, precisamos de ações de governo no sentido de preservar o Pantanal não só na região alagada, mas nas bacias que o formam, quando falam em preservar o Pantanal esquecem da sua origem.” Nortelândia é vizinha de Alto Paraguai, município onde nasce o rio Paraguai, principal rio formador do Pantanal. Todos os rios do município são afluentes da cabeceira do rio Paraguai, importantíssimos para a regulação do pulso de inundação do Pantanal. O município é conhecido pelo seu Festival de praias de água doce e a sua população é muito ligada aos seus rios. Essa região forma o chamado Chapadão dos Parecis, divisor das bacias hidrográficas do Prata e Amazônica.

Edvaldo, vereador Meck, Mário e Otávio vitoriosos com a nova Lei aprovada.

O movimento passou a mobilizar vereadores, populares, e prefeitos para engrossarem o coro pela preservação da natureza, já contando com apoio de vereadores de Santo Afonso, Nova Marilândia, Nortelândia e Arenápolis, por exemplo. O movimento não só cobra a desautorização para construir represas, mas ações de reflorestamento, recuperação de nascentes e cabeceiras, e recuperação de áreas degradadas, entre outros. Segundo Rafael Simões, membro do movimento, “Esta não é só uma Lei que proíbe as represas, mas sim estabelece um projeto de recuperação de nascente e restauração, recomposição florestal no rio. A Secretaria de Agricultura já cadastrou e mapeou 50 nascentes e existe hoje projetos para a recuperação de 20 nascentes, mas ainda precisam de projetos para recuperar as outras 30”.

Hoje já existe uma grande mobilização regional contra os empreendimentos elétricos. Os próximos passos são apoiar que outros municípios da região sigam o exemplo de Nortelândia e também votem uma Lei que proíba a implantação de empreendimentos hidrelétricos em seu território. Essa vitória dos filhos de Nortelândia é um excelente exemplo da força da vontade popular, em busca da preservação de suas raízes. Nortelândia é o primeiro município do Mato Grosso a implantar uma Lei como essa, mas se depender da população, não será o único.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog