///////

Mulheres em rede: conectando saberes sobre plantas alimentícias do Cerrado e do Pantanal

1 min de leitura

A socióloga da Ecoa, Nathalia Erberhardt Ziolkowski, é uma das autoras do artigo “Mulheres em rede: conectando saberes sobre plantas alimentícias do Cerrado e do Pantanal”, publicado em abril deste ano na revista brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia “Ethnoscientia”.

Junto com Nathalia, assinam o artigo a professora aposentada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Ieda Maria Bortolotto, Rosane Juraci Bastos Gomes, Fernanda Savicki de Almeida, Raquel Pires Campos e Camila Aoki.

O objetivo do trabalho é discutir a ação das mulheres na produção de alimentos a partir de plantas nativas e a importância da rede que as conectam em Mato Grosso do Sul. Os dados foram obtidos por meio de análise documental, com consulta a relatórios técnico-científicos e site de projetos de extensão e de pesquisa produzidos pela UFMS e ONGs, dentre elas a Ecoa.

As mulheres estudadas têm trabahado em projetos pioneiros de extração e comercialização de frutos nativos. Elas se organizam em associações, cooperativas, redes ou projetos para tomar decisões, dar e receber treinamento e enfrentar o desafio de participar de feiras e outros eventos.

Leia o artigo completo aqui.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog