////

Pesquisadores da Embrapa Pantanal visitam o Projeto Bocaiúva

3 minutos de leitura
Bocaiuva (Acrocomia aculeata) (Foto: Jean Fernandes).

Texto originalmente publicado em: 15/12/09

Visando aproximar o conhecimento científico do tradicional, na última terça-feira (01 de dezembro) a sede da Associação de Pescadores Artesanais de Iscas de Miranda recebeu a visita dos pesquisadores da Embrapa Pantanal Marçal Henrique Amici Jorge e Aurélio Vinicius Borsato. Os pesquisadores já atuam no empreendimento em pesquisas com a  germinação da bocaiuva e a seleção de frutos para melhorias genéticas. Além do Projeto “Bocaiuva e outros frutos do Cerrado: Uso sustentável em Miranda” os estudiosos também atuam junto à comunidade de Antônio Maria Coelho/Corumbá.

Eles ficaram admirados com a diversidade de tipos de frutos encontrados diferenciados pelo tamanho, coloração, sabor e principalmente pelo fato de alguns exemplares apresentarem sementes gêmeas, geralmente o fruto da bocaiuva carrega apenas uma semente. Alguns espécimes foram levados para análise e tentativas de germinação em laboratório.

Na parte da tarde foi a vez do viveiro de mudas do Assentamento Bandeirantes receber uma visita. Os pesquisadores acharam interessantes os de tipos de plantio da semente da bocaiuva e sugeriram novos métodos de tentativas que serão acompanhadas por eles próprios.

“O primeiro grande passo aqui já foi dado, percebe-se o entusiasmo em produzir as mudas e a consciência sobre a importância da conservação. Podemos verificar isso nos dois viveiros e as tentativas de produção de mudas de bocaiúva e outros frutos. Daqui para frente iremos efetuar monitoramento e torcer para que a gente encontre uma forma de acelerar a germinação da bocaiuva que seja aplicável às comunidades” explica Marçal.

A visita também contou com duas representantes da Associação de Moradores de Antônio Maria Coelho que demonstraram suas experiências com a bocaiúva. Na comunidade já é tradicional o trabalho com o fruto sendo o principal produto a farinha de bocaiúva.

O projeto “Bocaiuva e outros frutos do Cerrado: Uso sustentável em Miranda” recebe o apoio do Programa de Pequenos Projetos Ecossociais (PPP Ecos) e mantém sinergia com o Programa Natureza e Pobreza, também desenvolvido pela Ecoa, apoiado pelo EGP da IUCN NL. A Embrapa Pantanal é parceira no projeto ao desenvolver pesquisas laboratoriais quanto a germinação da bocaiuva e qualidade dos produtos advindos do fruto.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog