//////

Programa Oásis – ‘Semeando’ abelhas e colhendo sustentabilidade

3 minutos de leitura

Por Luana Campos (Ecoa)

Colheita: Mel puro, orgânico e saudável, produzido em áreas ainda livres dos efeitos dos pesticidas. Assim é o mel produzido pelas famílias envolvidas no Programa Oásis de Conservação de Polinizadores, como as produtoras da comunidade São Francisco, localizada a 140 km do município de Corumbá, e do Assentamento Bandeirantes, localizado no município de Miranda. De novembro a janeiro deste ano, foram colhidos quilos e quilos de méis, resultantes de um grande trabalho de fortalecimento e proteção das abelhas, através do combate ao uso do fogo, de pesticidas e também do desmatamento, ameaças à sobrevivência dos enxames.

O valor do mel: Toda a produção é pautada por valores que conferem a unicidade do mel – o valor social, o econômico e o ambiental. Social porque é produzido por famílias pantaneiras e de assentamentos rurais. Econômico porque confere ingresso a renda, conjunto as atividades que já desempenham e, principalmente, para os pescadores/as produtores/as. Isto porque, a renda advinda do mel, durante o período de maior dificuldade do ano, o defeso – quando a pesca é proibida – estes/as pescadores/as, ficam em média 4 meses do ano sem receber o seguro defeso. Além disso, o valor ambiental, porque a produção de mel sustentável é um indutor de mudanças de hábitos dentro das propriedades e de seu entorno para uso dos recursos naturais, e ajuda na proteção de abelhas e outros polinizadores.

Produção: Esta é uma das frentes do Programa Oásis, que tem a conservação de polinizadores como objetivo central. A produção realizada por famílias do Pantanal, de assentamentos rurais e também de fazendas, com assistência técnica da Ecoa, através do Programa, é ecologicamente adequada. A proteção das espécies é o pilar central para promoção de uso sustentável dos recursos e geração de alternativa de renda.

 

Projeto ECCOS: Oásis é também uma das ações do Projeto ECCOS (Ecorregiões, Conectadas, Conservadas e Sustentáveis), que tem apoio da União Europeia, para a conservação de polinizadores e o combate às queimadas, entre outras ações como a formação de brigadistas e mapeamento do uso de recursos naturais.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Notícias do Pacífico II: O Climate Prediction Center (CPC) dos Estados Unidos indica em seu boletim de 11/09/25 que as condições de La Niña no Pacífico Equatorial estão em desenvolvimento, com probabilidade de 71% durante outubro – dezembro de 2025. Posteriormente a probabilidade diminui para 54% no período de dezembro de 2025 a fevereiro de 2026. De acordo com o boletim de 11/09/2025 do Climate Prediction Center (CPC) dos Estados Unidos, as condições de La Niña estão em desenvolvimento no Pacífico Equatorial, com 71% de probabilidade de ocorrência entre outubro e dezembro de 2025. Para o período de dezembro de 2025 a fevereiro de 2026, essa probabilidade cai para 54%.

Você sabe o que é El Niño e La Niña?