Rio Formoso fica desprotegido após decreto do município de Bonito (MS)

2 minutos de leitura

“Fica revogado o Decreto nº 38, de 07 de março de 2018.”, é o que foi publicado no decreto número 85, da Procuradoria Municipal de Bonito, publicado no Diário Oficial da Associação de Municípios de Mato Grosso do Sul, no dia 7 de abril de 2021.

O Decreto número 38 declara como “área de interesse social as margens direita e esquerda do Rio Formoso, desde a nascente até a sua foz no Rio Miranda.”. Declara também que, no Rio Formoso, “fica proibida a retirada de água em escala mecânica ou por gravidade, bem como desvio para qualquer fim de utilização, inclusive para abastecimento urbano, bem como a formação de lagoas artificiais”.

Sem esse decreto, o Rio Formoso fica desprotegido.

Um grupo de ambientalistas, dentre eles a Rede Pantanal, Coalizão pela Proteção Permanente de Rios no Brasil, Observatório Bodoquena, entre outros, é contrário ao novo decreto, acreditam que é preciso preservar a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos da região, bem como manter o emprego das famílias que vivem direta ou indiretamente do turismo no rio Formoso.

ATUALIZAÇÃO:

Na mesma data de publicação desta matéria, 9 de abril de 2021,  poucas horas depois, foi publicado no diário oficial da Prefeitura Municipal de Bonito, um novo decreto que revoga o decreto nº 85, assinado pelo Prefeito Josmail Rodrigues.

 

Crédito da imagem: Campo Grande News.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Lula não listou hidrovias. Em um evento na via Dutra, no Rio de Janeiro, Lula respondeu a um questionamento sobre falta de ferrovias no Brasil, afirmando que “O Brasil não precisa apenas de rodovias. Precisa de ferrovias. E precisa recuperar a sua cabotagem. Porque a gente precisa de transporte marítimo, rodoviário e ferroviário. É esta combinação intermodal que vai permitir que o nosso país dê um salto de qualidade”. No caso da Hidrovia Paraguai Paraná pretendida pela ANTAQ – dragagens e derrocagens – seria um bom sinal? Com as chuvas e recuperação do nível do rio Paraguai a Hidrovia voltou a operar em seu ritmo normal, o que é muito positivo.