///

Pantanal: Entrega de mudas nativas marcam projeto de restauração

1 min de leitura

Quatro mil mudas de espécie nativas foram entregues na Área de Proteção Ambiental Baía Negra, no Pantanal de Ladário (MS). Com esta atividade, foi dado início ao processo de preparação do plantio que acontecerá nos próximos dias no Âmbito do projeto “Restauração Estratégica e Participativa no Pantanal”, coordenado pela ECOA com o apoio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) e do projeto “Restauracción”, que conta com o apoio do Serviço Florestal Canadense.

Ipê-roxo/Piúva (Handroanthus impetiginosus), Chico-magro (Guazuma ulmifolia), Genipapo (Genipa americana), Cerejeira (Amburana cearensis), Aroeira (Astronium urundeuva) e Tarumã (Vitex cymosa) foram algumas das mudas entregues.

Foto: Manuela Nicodemos

O projeto é executado diretamente com o apoio dos moradores da APA, em diversas frentes de trabalho, como o controle de leucenas (uma espécie exótica que impede a sobrevivência de outras plantas), manejo de mudas plantadas e recuperação de áreas degradadas dentro da unidade.

Além dos desafios à restauração dos serviços ecossistêmicos das áreas restauradas pela comunidade, o plantio também beneficiará atividades como o ecoturismo que é promovido na APA e o turismo local e regional.

Manuela Nicodemos

Comunicóloga e Socióloga da Ecoa

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog