– Vereadores da Câmara de Lambari D’Oeste – MT votaram com unanimidade a favor do rio Cabaçal e do Pantanal.
– Trecho do rio será parte do Monumento Natural e Patrimônio Paisagístico e Turístico do município.
Os vereadores de Lambari D’Oeste aprovaram com unanimidade, no dia 18 de setembro de 2023, o Projeto de Lei 02/2023, de autoria do Poder Legislativo, que torna o trecho do rio Cabaçal “situado dentro dos limites do município de Lambari D’Oeste como Monumento Natural e Patrimônio Paisagístico e Turístico do município de Lambari D’Oeste”.
Fica estabelecida a vedação de qualquer obra ou serviço que altere ou descaracterize drasticamente a paisagem natural do rio Cabaçal, inclusive a construção de hidrelétricas, transposição de águas e hidrovias.
O rio Cabaçal é considerado uma “Caixa d’água” do Pantanal. Ele abriga muitas nascentes e peixes migratórios, de importância social e comercial, pois eles crescem na planície e se reproduzem no planalto no período de piracema. Vale destacar que o Cabaçal é o único rio de sua sub-bacia hidrográfica do Paraguai que está livre de represas, sendo crucial que permaneça livre.
Parabéns ao povo de Lambari D’oeste que vê seus rios como patrimônios naturais sem querer transformá-los em meio de ganho fácil. Muitos não resistem à tentação!