//

Associados tem capacitação com despolpadeira

2 minutos de leitura

Texto originalmente publicado em: 20/11/08

Uma vez adquirida a despolpadeira de bocaiúva, os integrantes da Associação de Pescadores de Iscas Vivas de Miranda agora estão em fase de familiarização com o maquinário. Para melhor atender a esse objetivo a Ecoa – através do Programa Natureza e Pobreza-, o Centro de Apoio Sócio Ambiental (CASA) e a Universidade de Viçosa (UniViçosa) proporcionaram um curso de capacitação com os associados, no início do mês de novembro, ministrado pelo técnico  Maurílio dos Santos, de Sete Lagoas, Minas Gerais.

Participaram da capacitação 10 membros da Associação (seis mulheres e quatro homens) que irão trabalhar diretamente com a bocaiúva. O fruto está em seu período de colheita, que corresponde aos meses novembro a fevereiro.

“Foi oportuno o curso durante o período de colheita, pois, como estamos em época de piracema, essa nova atividade deverá garantir uma alternativa de renda a essas famílias”, diz o coordenador de trabalho de campo do Programa Natureza e Pobreza da Ecoa, Jean Fernandes.

A associada Eunice Oliveira também vê uma grande oportunidade: “É muito importante essa iniciativa da Ecoa e da Associação para que as mulheres de pescadores tenham alguma atividade em que elas possam ter renda e ocupação a mais. A bocaiúva é a cara da nossa região de Miranda”.

A Embrapa Pantanal também enviou representantes para a capacitação e se colocou a disposição em efetuar pesquisas sobre a polpa da fruta que garantirão a entrada em processos, nos órgãos competentes de alimentação e higiene do município, necessários para a comercialização do produto.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog