Mais de 30 pesquisadores, técnicos e brigadistas de todas as partes do mundo participarão de uma atividade de campo, promovida pela pela Ecoa, no maior evento do mundo sobre incêndios florestais, a 7ª Conferência Internacional de Incêndios Florestais “Wildfire 2019”. O encontro será realizado pela primeira vez no Brasil, tendo escolhido como sede a cidade de Campo Grande – MS.
O Dia de Campo acontecerá no dia 30 de outubro, no Centro de Produção, Pesquisa e Capacitação do Cerrado (CEPPEC), localizado no Assentamento Andalucia, em Nioaque (MS). A Ecoa atua há mais de uma década na região, promovendo o fortalecimento da produção de produtos florestais não madeireiros, que tem como conceito a erradicação do fogo nas propriedades e fomentando os sistemas silvo pastoris com produtos do Cerrado, como o baru (Dipteryx alata), em que o CEPPEC é referência nacional.
O objetivo é mostrar para os inscritos modos não convencionais de uso do solo no Cerrado, no qual não se utiliza o fogo em favor da conservação de espécies florestais em propriedades rurais e em áreas restauradas, como exemplo, o extrativismo de frutos nativos fundamentais para geração de renda nas propriedades.
O evento contará com a participação de brigadas comunitárias voluntárias, formadas por Prevfogo-Ibama com apoio do projeto ECCOS nesta região do Cerrado, incluindo uma brigada indígena da Aldeia Brejão.
Programação:
10 h – Recepção no com a diretoria do CEPPEC
11h30 – Criação da Brigada no Assentamento
12h – Almoço
13h – Visita a 2 propriedades rurais com sistema de produção sustentável
16h – Retorno a Campo Grande
Na foto de capa, formação de brigadistas na APA Baía Negra, no Pantanal, por Victor Hugo Sanches