Equipe projeto Restauracción

A sustentabilidade é feita por pessoas e com a Paisagem Modelo Pantanal não é diferente. Conheça as pessoas envolvidas no projeto restauracción que ocorre dentro da Paisagem Modelo Pantanal.  

 

André Nunes 

É  doutor em Ecologia e Conservação e coordenador do projeto Restauracción. No projeto auxilia para o desenvolvimento do sistema de governança. 

 

 

 

 

André Siqueira 

É biólogo, Mestre em Estudos Fronteiriços pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e diretor de programas e projetos da Ecoa. Atua há mais de dez anos nos temas: direito ao uso da terra, desenvolvimento integral de comunidades e conservação da biodiversidade no Pantanal. Seu trabalho na Paisagem Modelo Pantanal envolve o auxílio para o desenvolvimento do sistema de governança. 

 

 

 

Rafael Chiaravalloti 

É biólogo e PhD em Antropologia, Ambiente e Desenvolvimento, pela Universidade Colégio de Londres. Também é pesquisador do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ) e especialista em uso e manejo de recursos naturais e sistemas socioambientais. Na Paisagem Modelo Pantanal atua na coordenação e análise dos dados sociais.

 

 

 

André Restel 

É biólogo e responsável pelo levantamento de biodiversidade na Paisagem Modelo Pantanal. O uso de alguns grupos vai nos ajudar a avaliar a efetividade da restauração ao longo do tempo. 

 

 

 

 

Maxwell Oliveira  

Doutorando em Biologia Vegetal e responsável pelas atividades envolvendo sensoriamento remoto e geoprocessamento. Essas atividades compreendem a prospecção, elaboração de informações georreferenciadas e a construção de um banco de dados, assim como a elaboração de modelos espaciais, no caso do projeto o modelo de priorização de áreas para restauração. Além disso, dará suporte a equipe do projeto, fornecendo informações úteis, como mapas para as campanhas de campo. 

 

 

 

Heitor Verjas 

É gestor socioambiental e de negócios sustentáveis ESG, responsável por entender como o comportamento social dos atores, que residem na Paisagem Modelo Pantanal, podem influenciar a efetividade da implementação da restauração em suas propriedades. 

 

 

 

 

Nathalia Eberhardt Ziolkowski 

Cientista Social, diretora-presidenta da Ecoa-Ecologia e Ação e integrante da equipe de estruturação da Paisagem Modelo Pantanal. Responsável pela organização do curso e intercambio de conhecimentos sobre produtos florestais e pela organização e implementação do sistema de governança da Paisagem Modelo Pantanal. 

 

 

 

 

Raquel Alves 

Jornalista formada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e parte da equipe de comunicação da Ecoa. Responsável pela comunicação da Paisagem Modelo com a elaboração de materiais para as redes sociais, produções audiovisuais e materiais jornalísticos.  

 

 

 

Projeto restauracción 

Dentro da Paisagem Modelo Pantanal está em andamento o projeto restauracción que possui o intuito de consolidar a primeira Paisagem Modelo do Pantanal, fortalecer seu sistema de governança e intensificar as atividades de restauração na Área de Preservação Ambiental Baía Negra, em Ladário (MS), que acontecem no âmbito do projeto ‘Restauração estratégica e participativa no Pantanal’A iniciativa é executada pela Ecoa com apoio do Serviço Florestal Canadense e suas ações acontecem ao longo do primeiro semestre de 2023. As atividades do projeto também são realizadas com a participação de pesquisadores e pesquisadoras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), Smithsonian Conservation Biology Institute e Imperial College London.