Grupo BID

Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)
Texto Via Rights in development

O Grupo do Banco Interamericano de Desenvolvimento é um banco multilateral de desenvolvimento que financia projetos e programas de desenvolvimento em países da região da América Latina e do Caribe. Atualmente, é o maior banco de desenvolvimento regional do mundo, conta com 48 países membros, dentro e fora da região, representados por uma Assembleia de Governadores e uma Diretoria Executiva. O Grupo é composto pelo BID, que financia projetos do setor público, e pelo BID Invest (anteriormente conhecido como Corporação Interamericana de Investimentos), que financia investimentos do setor privado.

A Coalizão está trabalhando para fortalecer as políticas do Grupo do BID, a fim de assegurar que suas operações nos países da América Latina e do Caribe respeitem e protejam os direitos humanos; e assegurem que as comunidades possam moldar iniciativas de desenvolvimento e responsabilizar a instituição por suas ações, por meio do mecanismo de prestação de contas do Grupo do BID: o Mecanismo Independente de Consulta e Investigação (MICI).

O trabalho no Grupo BID é coordenado por um Grupo de Coordenação composto por: Lei de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Fundar, Fundação de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Fundação para o Desenvolvimento de Políticas Sustentáveis, Associação Interamericana de Desenvolvimento Sustentável. Defesa Ambiental, Centro de Informação Bancária, Outros Mundos, Centro de Direito Ambiental Internacional, Associação Meio Ambiente e Sociedade, Projeto Internacional de Responsabilidade e Conectas Direitos Humanos.

As áreas prioritárias de trabalho estão listadas abaixo:

Incidência sobre a Diretoria Executiva do Banco
Revisão da Política de Acesso à Informação do BID Invest
Processo de revisão de salvaguardas do BID
Estratégia de Participação Pública do BID
Defensores dos Direitos Humanos e Diligência Devida
Mudança climática
Mecanismo Independente de Consulta e Investigação (MICI)

Confira aqui notícias sobre o BID

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.