/////

Incêndios que devastam o Pantanal

2 minutos de leitura
Foto: Drone PMA

– Incêndios já tomam conta de diferentes regiões do Pantanal, devastando partes da vegetação e colocando a vida das pessoas em risco.

Na unidade de conservação APA Baía Negra, um incêndio que começou no dia 27 de abril, segunda-feira, se espalhou por vários quilômetros de estrada e chegou próximo à casa das famílias que vivem na região.

O trabalho segue até o dia de hoje, 30 de abril, com os brigadistas*, bombeiros e caminhões pipa da Prefeitura Municipal de Ladário, MS – município onde a APA está localizada -, incluindo o apoio da Marinha. Uma enorme força tarefa na tentativa de conter e apagar o fogo, que já consumiu parte da vegetação.

Em nota do Conselho Gestor da APA Baía Negra: “Não medimos esforços para conter o fogo que infelizmente ainda queima na APA Baía Negra, prejudicando tanto os ecossistemas, como os moradores da região, que já vivem em situação de vulnerabilidade social”.

*Os brigadistas do PrevFogo foram contratados pela Ecoa e atuaram junto a brigada comunitária, formada por curso ministrado na APA Baía Negra, em 2019. O curso aconteceu por meio do Projeto transfronteiriço ECCOS, que tem apoio da União Europeia.

No mapa abaixo observa-se os focos de incêndio na região:

Fonte: Geoprocessamento – Instituto Homem Pantaneiro (IHP)

Com informações do Conselho Gestor da APA Baía Negra, do qual a Ecoa é membro.

Iasmim Amiden

Jornalista e Coordenadora do Programa Oásis da Ecoa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Lula não listou hidrovias. Em um evento na via Dutra, no Rio de Janeiro, Lula respondeu a um questionamento sobre falta de ferrovias no Brasil, afirmando que “O Brasil não precisa apenas de rodovias. Precisa de ferrovias. E precisa recuperar a sua cabotagem. Porque a gente precisa de transporte marítimo, rodoviário e ferroviário. É esta combinação intermodal que vai permitir que o nosso país dê um salto de qualidade”. No caso da Hidrovia Paraguai Paraná pretendida pela ANTAQ – dragagens e derrocagens – seria um bom sinal? Com as chuvas e recuperação do nível do rio Paraguai a Hidrovia voltou a operar em seu ritmo normal, o que é muito positivo.