APAIM – Associação de Pescadores Artesanais de Iscas de Miranda

2 minutos de leitura
Sede da associação que está localizada em Miranda - MS. Foto: Jean Fernande/Ecoa

A Associação de Pescadores Artesanais de Iscas de Miranda, dá assistência às famílias que tem como principal fonte de renda a pesca e a coleta de iscas vivas. Além da atividade pesqueira, também há o processamento da polpa de macaúba realizado pelas mulheres locais, sendo uma importante alternativa para complementação da renda familiar.

A sede da Apaim está localizada em Miranda, município situado a 200 km de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul. Situado dentro da planície pantaneira, o município possui 48% de sua população instalada na zona rural. O turismo – sendo destacado o suporte da grande comunidade de pescadores e catadores de iscas às atividades de turismo de pesca -, a pecuária e as carvoarias são as três principais fontes de renda e emprego de Miranda.

No quesito saúde, principalmente entre as mulheres, constata-se muitos problemas provenientes da insalubridade da atividade desenvolvida ao longo dos anos, tais como artrite, artrose, problemas de coluna e dores nas articulações e nos ossos, da mesma forma que acontece na comunidade de Porto da Manga. Infelizmente, essas doenças específicas que atingem os ribeirinhos não recebem a devida atenção do poder público. A escolaridade da população de pescadores de iscas é muito baixa, sendo que a maioria apresenta o ensino fundamental incompleto.

Por se tratar de uma região próxima, ou melhor, praticamente dentro do perímetro urbano, o atendimento médico à população é feito nos postos de saúde do município, as crianças possuem acesso às escolas e muitas famílias recebem auxílio do Governo Federal através do Programa Bolsa Família. Os pescadores de Miranda, em sua maioria, possuem casa própria – de alvenaria – com abastecimento de água encanada e energia elétrica.

Isqueiros de Miranda inauguram Associação

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são entregues às brigadas comunitárias do Trevo Carandazal e Bandeira, em Miranda (MS). A entrega dos EPIs marca a concretização de todo um processo conduzido pela especialista da Ecoa, Fernanda Cano, responsável pela mobilização comunitária, levantamento de brigadistas ativos/as, aquisição e organização logística dos equipamentos, além da articulação local para viabilizar a formação. A iniciativa integra o projeto Fortalecendo Brigadas Comunitárias Voluntárias e Ações de Manejo Integrado do Fogo, apoiado pelo Fundo Casa Socioambiental em parceria com o Juntos pelo Pantanal, projeto do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), com apoio do GEF Terrestre, por meio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). A Prefeitura de Miranda também colabora com a ação, que conta com a parceria técnica do Prevfogo/Ibama.

VEJA MAIS: Brigada é criada em área estratégica para prevenção de incêndios em Miranda (MS)