/

No dia do rio Paraguai, crianças chamam atenção para problemas ambientais

2 minutos de leitura

Com lápis de cor, giz de cera e papel nas mãos, cerca de 100 crianças participaram na manhã do dia 14 de novembro de 2009 no Porto Geral de Corumbá, da manifestação de amor “Gotinhas de Esperanças”. Um evento promovido pela Ong Paz e Natureza Pantanal, através do projeto Quem Conhece Preserva. Os alunos das escolas municipais, estaduais, indígenas e das cidades vizinhas bolivianas demonstraram, de forma simbólica, todo o amor que sentem pelo principal rio da planície pantaneira.

A pesquisadora e integrante da Ong Paz e Natureza Pantanal, Débora Calheiros, lembrou que a data não é somente para comemorar e sim para alertar sobre os impactos ambientais sofridos pelo mais importante rio do Pantanal. “Ele é o mais navegável do mundo, uma hidrovia natural”.

Durante 8 meses, ele é apto para a navegação, o problema é que querem usá-lo 12 meses ao ano, o que traz sérios impactos ao ecossistema do rio, disse Débora ao Diário. Ela lembrou que no dia 14 de novembro de 2000 houve uma manifestação em Cáceres, no Mato Grosso. “Foi um movimento de pescadores, onde foi fechado de uma margem a outra com barcos em sinal de protesto contra os projetos da hidrovia. Por conta disso, a data comemora, mas também discute os problemas do rio Paraguai”, ressaltou a pesquisadora.

Um tapete com mais de 1000 gotas desenhadas e também pintadas, estava exposto no Porto Geral. As crianças aproveitaram a manhã para brincar com bolas, pintar, comer algodão doce e também pipoca. Entre os desenhos tinham gotas limpas e sujas, representando a contaminação das águas do Rio Paraguai. “Este é o segundo ano que fazemos a manifestação de amor das gotinhas de esperança. Em 2008, a exposição aconteceu em Zaragoza na Espanha. Nós mandamos para lá durante um evento mundial sobre os problemas da água”, disse Viviana Mendez, coordenadora do projeto. A mobilização deste sábado foi a quarta realizada pela Ong Paz e Natureza.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog