Proposta de royaltie é comentada por especialistas

2 minutos de leitura
Foto: Arquivo Ecoa

A intenção do governador eleito André Puccinelli (PMDB) de buscar recursos junto ao governo federal para preservar e conservar o Pantanal foi comentada por pessoas envolvidas com a questão ambiental.

Confira as opiniões:

Paulo Guilherme Cabral (coordenador do Programa Pantanal do Ministério do Meio Ambiente): “é difícil dar a opinião sobre este assunto ainda recente, mas a intenção é positiva, já que é uma forma do povo brasileiro e da humanidade reconhecer o Pantanal como unidade de biosfera, de serviço ambiental. Mas a União deve fazer mais. Temos que ver também se há condição de ser feito, se existe amparo legal para a aplicação desta ideia. E, mesmo que haja este amparo, não devem ser excluídas as responsabilidades dos demais setores da sociedade.”

 

Alcides Faria (diretor-executivo da Ecoa): “a ideia é interessante, principalmente tendo em conta que o governo federal acabou com o Programa Pantanal. Espero que mais do que uma moeda de troca do tipo ‘eu preservo e você me dá dinheiro’, o governador entenda que não há desenvolvimento possível, real, com destruição ambiental do Pantanal. Deve também estar na mesa a contrapartida real do governo estadual na contenção do desmatamento e queimadas e o desenvolvimento do turismo para gerar trabalho e renda.”

 

Leia a matéria sobre o royaltie para o Pantanal, clicando aqui.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Lula não listou hidrovias. Em um evento na via Dutra, no Rio de Janeiro, Lula respondeu a um questionamento sobre falta de ferrovias no Brasil, afirmando que “O Brasil não precisa apenas de rodovias. Precisa de ferrovias. E precisa recuperar a sua cabotagem. Porque a gente precisa de transporte marítimo, rodoviário e ferroviário. É esta combinação intermodal que vai permitir que o nosso país dê um salto de qualidade”. No caso da Hidrovia Paraguai Paraná pretendida pela ANTAQ – dragagens e derrocagens – seria um bom sinal? Com as chuvas e recuperação do nível do rio Paraguai a Hidrovia voltou a operar em seu ritmo normal, o que é muito positivo.