//

Brigadistas da Paisagem Modelo Pantanal participam de treinamento em Manejo Integrado do Fogo

4 minutos de leitura

– A Ecoa realizou o curso por meio do projeto Restauracción, apoiado pelo Serviço Florestal Canadense.

Brigadistas voluntários participam de um curso sobre Manejo Integrado do Fogo (MIF), com representantes das 4 brigadas da Paisagem Modelo Pantanal: São Gabriel, Maria Coelho, Assentamento 72 e Área de Proteção Ambiental (APA) Baía Negra.

O objetivo foi promover a continuidade do treinamento dos brigadistas, instruindo sobre queima prescrita com autorização dos órgãos competentes, técnicas utilizadas, tipos de queima, calendário, regras e equipamentos necessários.

Dessa forma, a proposta é de que além de referência no combate aos incêndios, as brigadas comunitárias voluntárias também sejam guias para o manejo do fogo.

Um dos instrutores do curso, Alexandre Pereira, explica que usar o fogo com as técnicas adequadas pode trazer impedir impactos negativos no bioma.

“A gente espera colher benefícios do uso do fogo, porque o uso do fogo inadequado ou feito de forma não técnica pode causar diversos impactos como os incêndios florestais. Esse fogo sem controle, como o nome diz, não tem barreiras e aí ele vai queimar e destruir não só a vegetação e os animais, mas a própria comunidade pode ser atingida”.

Por outro lado, o uso com as técnicas adequadas pode trazer impactos positivos para o bioma e para as pessoas que ali vivem, complementa Alexandre.

“Ele favorece o brotamento de algumas espécies, pode ser usado também como benefício econômico na limpeza de terrenos, abrir para que a comunidade possa plantar a lavoura, para controle de pragas. E o fogo também tem benefícios ecológicos dentro do sistema, de ser um agente natural que vai promover a renovação e beneficiar a floração”.

Alexandre Pereira, instrutor do curso. Foto: Talita Oliveira/Acervo Ecoa.

O brigadista voluntário do Assentamento Rural São Gabriel, em Ladário (MS), Jone Pinheiro, conta que sente mais confiança após cada treinamento. “Mais confiante, mais preparado. Cada aula prática e teórica é mais informação”.

Manejo Integrado do Fogo

O Manejo Integrado do Fogo considera a importância do fogo nas atividades humanas e nas relações entre ambos com o meio ambiente.

O MIF é formado por três aspectos: o manejo do fogo, cultura do fogo e ecologia do fogo. São consideradas as ações de prevenção, uso e combate, mas também as necessidades sociais, culturais, econômicas e o meio ambiente.

No Pantanal, é proibido usar o fogo entre 1 de agosto e 31 de outubro. Para realizar queimas controladas/prescritas é preciso autorização do órgão competente.

Paisagem Modelo Pantanal

A Paisagem Modelo Pantanal, localizada nos municípios de Corumbá e Ladário (MS), é uma plataforma de governança que busca integrar múltiplos grupos para promover o manejo sustentável de uma região.

Neste território está em andamento o projeto Restauracción executado pela Ecoa com o apoio do Serviço Florestal Canadense.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog