Colônia de Pescadores (Z18) de Anastácio – MS, promove mutirão de limpeza dos Rios Aquidauana e Taquarussu

4 minutos de leitura
Colônia de Pescadores de Anastácio – Z18, promove no próximo domingo, 26 de junho, o 5° Mutirão de limpeza dos Rios Aquidauana e Taquarussu. Foto:

Com informações do site esportecidade.net

Neste domingo, 26, acontece o 5° Mutirão de limpeza dos Rios Aquidauana e Taquarussu, uma iniciativa da Colônia de Pescadores de Anastácio – Z18, que tem como objetivo promover a conscientização ambiental e o turismo aquático no município de Anastácio, localizado cerca de 130 quilômetros de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul.

Colônia de Pescadores de Anastácio – Z18, promove no próximo domingo, 26 de junho, o 5° Mutirão de limpeza dos Rios Aquidauana e Taquarussu. Foto: Foto: Rhobson Lima e Agecom

Segundo a organização do evento, a limpeza dos rios visa a preservação, pois se os rios não forem cuidados e preservada a limpeza de suas margens, nem a canoagem, o stand up paddle e muito menos a pesca profissional e esportiva poderão ser realizadas nos Rios Aquidauana e Taquarussu.

Antecedendo o mutirão de limpeza, os participantes se reunirão próximo a Ponte Boiadeira, com saída do “Porto do Lucas” às 6 horas, seguindo em procissão pelas águas do Aquidauana até a Prainha de Anastácio, quando receberão as bênçãos do Padre Ervane Benedito. A procissão faz referência e homenageia ao Padroeiro dos Pescadores “São Pedro”.

“Promovemos essa ação de limpar os rios há cinco anos e, sinceramente, espero que possamos coletar bem menos lixo do que nos anos anteriores, pois acreditamos que as pessoas estejam mais conscientes. O cidadão quer ir pescar ou passear no rio, se levou alimentos e bebidas, se produziu lixo, ele precisa ter a consciência e a educação de trazer seu lixo de volta e não deixar às margens do rio ou jogar na água”, destacou o pescador, presidente da Colônia Z18, Carlos Milan.

De acordo com a programação da Colônia Z18, após a bênção, seguirão pelo Rio Aquidauana até o Rio Taquarussu, numa comitiva de mais de 10 barcos e que deve reunir dezenas de pessoas. “Até o meio-dia temos a expectativa de estarmos de volta à Prainha, onde vamos juntar todo o lixo recolhido”, contou Carlos.

Ao final do mutirão haverá a apresentação de uma peça teatral intitulada “A revolta da onça”, representada por 07 pescadores sob a coordenação da pescadora Lucia Helena Souza e que é alusiva ao Pantanal, com foco na conscientização do meio ambiente.

A Secretaria Municipal de Obras dará suporte ao mutirão fazendo a remoção de todo o lixo retirado dos rios. Quem quiser participar do mutirão pode ir à Prainha no domingo, às 6h e saber como ajudar no mutirão.

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog