//

Conheça as mudanças que afetaram a Bacia Hidrográfica do Rio Cabaçal nos últimos 20 anos

3 minutos de leitura

 

Processo deve se agravar caso se construa o complexo hidrelétrico planejado para a bacia

O rio Cabaçal, um dos principais afluentes do rio Paraguai, tem suas principais nascentes localizadas na Chapada dos Parecis (MT)

A Bacia Hidrográfica do Rio Cabaçal compreende a região sudoeste do estado de Mato Grosso e abrange 10 municípios e três biomas (Amazônia, Cerrado e Pantanal).  Suas nascentes principais estão localizadas na Chapada dos Parecis (MT); é u dos principais cursos d’água afluentes do rio Paraguai.

Para saber quais foram as mudanças no uso e cobertura da terra na Bacia do Rio Cabaçal, realizamos uma análise multitemporal utilizando dados do MapBiomas Coleção 8, considerando os anos de 2002, 2012 e 2022. Veja o que aconteceu:

Figura 1. Mapa das mudanças que ocorreram na bacia do rio Cabaçal em 2002, 2012 e 2022.

 

Destacamos que desde sempre a bacia foi composta por grandes áreas de pastagens, entretanto, com o passar dos anos, novas atividades foram desenvolvidas, como por exemplo, o avanço da soja e de outras lavouras temporárias, a silvicultura e a cana. Consequentemente, nesses últimos 20 anos houve redução nas formações florestais, savânicas e campestres. Isso demonstra que as alterações antrópicas podem deixar os ambientes naturais da bacia mais frágeis e susceptíveis à degradação ambiental, como processos erosivos e assoreamento do rio.

Figura 2. Gráfico das classes de uso e cobertura da terra na bacia do rio Cabaçal.

 

Além das mudanças de uso e cobertura das terras, o Cabaçal – último rio livre de represas, está sendo ameaçado pela proposta que prevê a instalação de seis represas no canal principal, totalizando 194,3 hectares de área alagada abrangendo os municípios de Reserva do Cabaçal, Araputanga, Rio Branco, Lambari d’Oeste, São José dos Quatro Marcos e Mirassol d’Oeste.

Os estudos da Agência Nacional de Águas indicam que o rio Cabaçal, comparados aos rios Sepotuba e Jauru, possui vazão menor. Porém,  sua carga transportada de sedimentos, carbono, nutrientes e solutos dissolvidos é semelhante a estes dois rios.

Caso as barragens sejam instaladas, cada um destes barramentos deve reter pouco mais de 20% de sedimentos em suspensão, algo na ordem de 2.000 ton./ano. As interferências previstas para estes empreendimentos hidrelétricos também seriam altas. Por estes motivos, o impacto no nível da Bacia Hidrográfica do Rio Cabaçal foi considerado alto em termos de qualidade de água.

Fonte: Resumo Executivo – Estudos de Avaliação dos Efeitos da Implantação de Empreendimentos Hidrelétricos da Região Hidrográfica do Paraguai.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog