//

Diretor científico da Ecoa ministra curso sobre uso da Ferramenta Ciência Cidadã na Bolívia

2 minutos de leitura
Curso para formação sobre o uso da ferramenta Ciência Cidadã, na Bolívia

Ciência Cidadã: A ferramenta é um aplicativo de celular que permite que qualquer pessoa colabore no mapeamento e monitoramento de recursos naturais. Já foi utilizada para monitorar áreas em restauração no Cerrado e recuperação de nascentes, bem como para mapear atividades como a pesca no Pantanal, para o entendimento sobre os sistemas pesqueiros. Este último, é resultado de tese de doutorado do diretor científico da Ecoa, Dr. Rafael Morais Chiaravalloti.

Curso na Bolívia: De 2 a 4 de outubro, Dr. Rafael ministra um curso sobre a ferramenta Ciência Cidadã em San Ignacio de Velasco, na Bolívia. Uma atividade promovida através do Projeto ECCOS, que tem apoio da União Europeia. A proposta é que, nestes 4 dias de curso, sejam apresentados os conceitos básicos; histórias em que a ferramenta já foi utilizada no Pantanal e Cerrado, no Brasil, e, por fim, desenvolver o software, junto à comunidade e aos técnicos, voltado para à região de Laguna Marfil.

Laguna Marfil: Na Bolívia, a Laguna Marfil está localizada no Distrito 11, no município de San Ignacio de Velasco. A Fundação para Conservação do Bosque Chiquitano (FCBC), que coordena o Projeto ECCOS, assim a descreve: “É um corpo de água de 10.000 hectares, extremamente importante para regular o regime hídrico da área. Desde 2010, faz parte da Área Natural de Manejo Integrado ‘Laguna Marfil’, área protegida que busca manter o espelho d’água e seus afluentes para garantir a manutenção dos processos ecológicos que ocorrem na lagoa e arredores e, portanto, o suprimento de água para consumo, humano e animal”.

Confira as imagens da formação:

Iasmim Amiden

Jornalista e Coordenadora do Programa Oásis da Ecoa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são entregues às brigadas comunitárias do Trevo Carandazal e Bandeira, em Miranda (MS). A entrega dos EPIs marca a concretização de todo um processo conduzido pela especialista da Ecoa, Fernanda Cano, responsável pela mobilização comunitária, levantamento de brigadistas ativos/as, aquisição e organização logística dos equipamentos, além da articulação local para viabilizar a formação. A iniciativa integra o projeto Fortalecendo Brigadas Comunitárias Voluntárias e Ações de Manejo Integrado do Fogo, apoiado pelo Fundo Casa Socioambiental em parceria com o Juntos pelo Pantanal, projeto do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), com apoio do GEF Terrestre, por meio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). A Prefeitura de Miranda também colabora com a ação, que conta com a parceria técnica do Prevfogo/Ibama.

VEJA MAIS: Brigada é criada em área estratégica para prevenção de incêndios em Miranda (MS)