/

Elías Díaz Peña, sabedoria e sensibilidade – o mundo perde uma referência

2 minutos de leitura

Foi com muita tristeza que soubemos ontem do falecimento de Elías Díaz Peña, um dos fundadores da Coalizão Rios Vivos e coordenador da Sobrevivencia – Amigos de la Tierra Paraguay. Hidrólogo e militante ambientalista, Elías sempre foi uma referência para a Ecoa por sua capacidade de formulação, grande sabedoria e, principalmente, sensibilidade.

Elías Díaz Peña e Oscar Rivas quando ganharam o Goldman Environmental Prize em 2000.

Elías foi quem formulou e mostrou a existência do maior sistema de áreas úmidas do mundo, o Sistema Paraguai-Paraná de Áreas Úmidas, do qual o Pantanal é parte. Ele dizia: “400 mil quilômetros quadrados no vale central da Bacia do rio da Prata, sem represas”.

Teve grandes reconhecimentos em vida como o Goldman Environmental Prize, em 2000, que recebeu junto a Oscar Rivas pelos trabalhos que realizaram para proteger os ecossistemas dos rios Paraguai e Paraná.

Nós, da Ecoa, somamos aos amigos da Sobrevivencia – Amigos de la Tierra Paraguay e a todos os familiares nessa sensação de perda. E seguiremos com seu grande legado.

Abaixo, uma mensagem do nosso diretor executivo, Alcides Faria:

Quando soube ontem da morte de Elías, desliguei o computador e fiquei em silêncio, buscando fixar o quanto contribuiu para a humanidade com suas formulações e sabedoria que muitos absorveram durante todo o tempo. Encontrá-lo nas inúmeras reuniões que tivemos, da Chapada dos Guimarães a Buenos Aires, passando por Cáceres, Corumbá, Asunción, Rosário e outros lugares, era a certeza de vivenciar e compartilhar com novos saberes, únicos e especiais, de aprender sobre ‘la Cuenca del Plata’ e o rio Paraguai, seu, e nosso, grande rio pelo qual tanto lutou”.

O último encontro presencial da Ecoa com Elías Peña (à direita da imagem, de camiseta azul clara), durante o evento de rearticulação da Rede Pantanal, em Cuiabá, MT, 2018.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog