– A Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Mato Grosso (Sema) formou uma equipe para analisar o complexo de hidrelétricas previsto para construção no Rio Cabaçal, afluente do Rio Paraguai.
-O rio Cabaçal é um dos importantes para o abastecimento do Pantanal.
Localizado no estado de Mato Grosso (MT), o rio Cabaçal está sob ameaça de barramento em vários trechos com a construção de um “complexo hidrelétrico” de seis represas, distribuídas por Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Araputanga, São José dos Quatro Marcos e Lambari D’Oeste.
A equipe formada pela Sema vai estudar os impactos ambientais da construção de seis represas no Cabaçal. Para analisar as informações enviadas pela empresa responsável pelas barragens, a equipe foi composta com oito servidores: Germano Gomes Passos Júnior (geólogo e coordenador da equipe), Marizete Caovilla (engenheira sanitarista/advogada), Larissa Lorena Echeverria Freitas (bióloga), José Carlos Bispo (engenheiro civil), Laudimira Silva Fagundes (geóloga), Bruna Vasconcelos Felix (engenheira florestal), Mirian Gabrielle R. e Silva (engenheira agrônoma) e Luciane Ferreira Barbosa Brulinger (bióloga).
O grupo tem seis meses, contados a partir de 7 de fevereiro de 2024, para analisar os estudos de impacto ambiental apresentados pela dona das seis represas.
Saiba mais sobre o processo de barramento do rio Cabaçal aqui.
A Dra. Mariana Lacerda fez uma análise detalhada do processo de licenciamento do chamado “Complexo rio Cabaçal”, um projeto de construção de 6 represas para geração elétrica no rio. Mariana é advogada com ampla formação e conhecimento dos processos de licenciamento ambiental, particularmente na alta bacia do rio Paraguai, região que engloba o Pantanal. O rio Cabaçal é extremamente importante para o Pantanal e seu barramento trará danos irreparáveis para a região.
O rio está localizado no sudoeste do Estado de Mato Grosso, tendo em sua bacia o encontro da Amazônia, do Cerrado, e Pantanal. O rio é considerado uma “Caixa d’água” do Pantanal, pois abriga muitas nascentes. O barramento é uma ameaça de morte.
Leia aqui o Relatório de Análise – Litigância estratégica para a defesa do Rio Cabaçal da Dra. Mariana Lacerda.
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Mato Grosso (Sema) formou uma equipe para analisar o complexo de hidrelétricas previsto para construção no Rio Cabaçal, afluente do Rio Paraguai.
O grupo tem seis meses, contados a partir de 7 de fevereiro de 2024, para analisar os estudos de impacto ambiental apresentados pela dona das seis represas.
O Cabaçal é considerado uma “Caixa d’água” do Pantanal, pois abriga muitas nascentes. O barramento é uma ameaça de morte.