/

Apicultura sustentável: Como conciliar a produção e a conservação?

6 minutos de leitura
2

O trabalho com abelhas e apiários é feito pela Ecoa no escopo do Programa Oásis. Confira como conciliar a produção de mel e a conservação.

  • Abelhas são polinizadoras essenciais para a vida, pois elas atuam na reprodução de espécies vegetais;
  • O Programa Oásis tem como objetivo garantir a proteção dessas polinizadoras;
  • Os apiários são uma das ações executadas no âmbito do Programa;
  • Esta é a segunda parte do material elaborado sobre a apicultura sustentável, confira as demais ao final do texto;

 

*Esta é uma adaptação de um informativo produzido pela bióloga Nathália Rocha exclusivamente para o site da Ecoa e teve apoio do Projeto ECCOS, financiado pela União Europeia.

 

Parte 1 disponível em: Vamos falar sobre apicultura sustentável?

Localização do apiário

Para realizar uma instalação produtiva e duradoura, deve-se observar a paisagem local e levar em consideração alguns fatores essenciais na apicultura:

A distância ideal entre os apiários é de 2 a 3 km e até 50 caixas por km2. Assim, garante-se a área de forrageamento com alimento e água, suficientes à saúde das abelhas, sem necessitar da suplementação alimentar. 

Saiba mais sobre o mel: É mel! Não, espera…

Populações das colmeias

A captura dos enxames pode ser feita por diferentes formas, recomenda-se métodos que causem menos estresse às abelhas, por exemplo: Método das caixas-isca; método para recolher enxames que estão alojados em ocos de árvores, cupinzeiros e outros locais e método de captura de enxames ainda pousados.

Leia também: Abelhas na soja garantem mel lucrativo e melhoram a produtividade da lavoura

Alimentação: natural x artificial

A alimentação artificial é útil e necessária em épocas de escassez de florada, principalmente durante o inverno. Esta alimentação pode garantir a sobrevivência das abelhas durante as entressafras mais rigorosas, porém nunca irá substituir a alimentação natural e sua importância, tanto para a vida das abelhas quanto para a qualidade do mel produzido. Colmeias bem vedadas e um bom estoque de mel nos favos também são capazes de garantir a sobrevivência das abelhas.  

É preciso lembrar que essa alimentação afeta diretamente a produção de mel e sua qualidade, então quanto menos utilizada, melhor para a produção. Por isso, é importante selecionar áreas que não limitem o acesso à alimentação natural em um determinado período do ano. 

Veja como conservação e mel andam juntos: Apicultura no Pantanal – Oásis – Produção, Pesquisa e Proteção

A época correta para iniciar o fornecimento de alimento suplementar varia de acordo com a região. Em geral, nos períodos secos, chuvosos ou frios, falta alimento no campo. Por isso, o apicultor deve ficar atento para a entrada de alimento em suas colmeias e fazer seu próprio calendário alimentar. Além disso, deve realizar revisões periódicas em seus enxames e socorrer suas colmeias com alimentação complementar quando houver menos de dois quadros de mel na colônia.

 

Saiba mais sobre a conservação dos polinizadores: ICMBio coordena PAN para a conservação de insetos polinizadores

Fotos: Iasmim Amiden (Ecoa)

Quando as primeiras floradas aparecem no campo, as operárias intensificam o trabalho de coleta de néctar e pólen. No alvado (porta de saída e entrada da colmeia), é possível observar grande quantidade de operárias trabalhando ativamente. Nesse primeiro momento, os enxames utilizam a primeira florada para se estabelecer e fortalecer e, por isso, não haverá estoque de mel nas colmeias.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nathália Rocha
Nathália Rocha é graduada em Ciências Biológicas (UFMS) e Mestranda em Ecologia e Conservação (UFMS). Atuou como pesquisadora na Ecoa entre 2019 – 2020 no Programa Oásis de Conservação de Polinizadores.

 

 

Você conhece o Programa Oásis da Ecoa de Conservação de Polinizadores? Saiba como apoiar!

2 Comments

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog