/

Novo sistema de monitoramento vai gerar alertas diários de áreas desmatadas no Pantanal

1 min de leitura
Imagem: Governo Federal.

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) começou a analisar imagens de satélite e alertas de desmatamento em sua sede em Brasília para definir os alvos da operação contra o desmatamento no Pantanal.

O trabalho serviu como primeiro teste de uma nova ferramenta para detectar o desmatamento em tempo real. O desenvolvimento é em parceria com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e vai ajudar a intensificar a fiscalização na região.

Nas últimas semanas, equipes do Ibama estiveram em áreas onde o desmatamento ilegal avançou no Pantanal. A Operação Piúva identificou mais de 4 mil hectares de terra desmatados e os fiscais aplicaram multas que somam R$ 34 milhões de reais, além de terem apreendido 15 tratores que eram usados para desmatar a vegetação nativa.

Ao Jornal Nacional, o diretor de proteção ambiental do Ibama Jair Schimitt afirmou que o novo sistema de monitoramento vai gerar alertar diários de áreas que estão sendo desmatadas no Pantanal e a partir dessas informações o Ibama vai programar operações de fiscalização para punir os infratores.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog